terça-feira, 27 de agosto de 2013

SEGUNDA SEM LEI! BADERNA NA CÂMARA E TIROTEIO COM MORTE MARCAM NOITE EM CAMOCIM

Enquanto mais um bate-boca era travado na Sessão Legislativa da Câmara de Camocim na noite desta Segunda-feira (26), com direito à ação de baderneiros infiltrados na plateia, duas gangues entravam em confronto sangrento no Bairro Boa Esperança. Na Câmara, que vem virando notícia policial há muito tempo, o Vereador Emanoel Vieira (PSB) virou alvo de desacato, ofensas pessoais, palavrões impublicáveis, por parte de uma pessoa que estava sendo chamada pelo Presidente da Câmara, de Wagner. Mesmo vendo que o Vereador Emanoel Vieira (PSD) estava começando a passar mal, até porque ele é hipertenso, os ataques verbais não cessavam. A Polícia foi acionada mais uma vez, mas o Presidente da Câmara impôs uma condição impressionante, e disse que se fosse para retirar o tal Wagner, que ele parece conhecer bem, iria exigir a evacuação de toda a plateia. Soou claramente como uma espécie de "compensação". Ou seja, ele "barganhou" a manutenção da ordem. O Vereador César Veras (PSB) rebateu dizendo que não, até porque só quem estava prejudicando os trabalhos e atacando os vereadores era somente ele, o tal Wagner citado por Régis, e não o resto da plateia. O Presidente Régis da Ipu então recuou da evacuação total, mas manteve no local o tal Wagner. 
Daí a baixaria, agora com a presença, e aval do Presidente ao não mandar retirar quem estava "atacando" o Vereador Emanoel Vieira (PSD), continuou.  
Enquanto isso, no mesmo momento em que várias viaturas, inclusive uma de Granja, e vários policiais, estavam tentando dar segurança ao interior e parte externa de uma instituição que deveria ser, em tese, civilizada, na Boa Esperança, a bala corria solta, com moradores se escondendo entre os cômodos, crianças, idosos e mulheres gritando por socorro, sem que a polícia pudesse ajudar a população, até porque, com baixo efetivo, e solicitada que foi pela Presidência da Câmara, era humanamente impossível a polícia estar em dois locais ao mesmo tempo. 
Resultado na Câmara: Bate-boca entre vereadores, vereadores sendo ofendidos na vida pessoal, grupos antagônicos sendo contidos na frente do prédio, com alguns veículos de parte dos vereadores removidos do local por conta das pedras usadas, palavrões e ameaças. Alguns vereadores tiveram que sair do prédio mais uma vez escoltados pela polícia, cena que está virando rotina.  
Resultado na Boa Esperança: 1 morto, 4 feridos, multidão em frente ao hospital, ambulâncias saindo para Sobral, e o desespero de moradores do bairro e dos familiares dos envolvidos. 
Segunda que vem tem mais sessão. Sabendo que certamente a polícia vai ser acionada em peso para a Câmara, só Deus, em sua infinita sabedoria, sabe o que vem por aí. Veja AQUI o "confronto" na Câmara de Vereadores e AQUI o saldo do confronto na Boa Esperança. Entenda, ou tente entender AQUI o que foi possível ser decidido na Sessão de ontem. 
Postado por Tadeu Nogueira às 09:02h
Fotos: Vando Arcanjo