terça-feira, 24 de setembro de 2013

BANHISTAS RECLAMAM DA APROXIMAÇÃO DE WINDSURFISTAS NA PRAIA DAS BARREIRAS

Primeiro chegou uma reclamação, depois duas, três, e na quarta, eu mesmo constatei a veracidade dos fatos (foto). Durante o dia de Domingo, quando as famílias vão à Praia das Barreiras, praia urbana mais movimentada da cidade, elas precisam, além da infraestrutura adequada, segurança, fora e dentro do mar, sobretudo na área considerada de banho. De acordo com uma norma da Marinha do Brasil,  embarcações utilizando propulsão a remo ou a vela poderão trafegar a partir de cem metros da linha base. 
Leia-se como linha base, o ponto de arrebentação das ondas. As tais reclamações diziam que windsurfistas estariam se aproximando de forma perigosa, para os banhistas, na área em frente às barracas. As manobras são bonitas, o colorido das velas dá um toque especial, chamando a atenção dos banhistas e turistas, mas o que deve surgir em primeiro lugar é a segurança. 
E essa segurança está em jogo a partir do momento que tais manobras são realizadas a poucos metros de idosos, crianças e até de pessoas com deficiência. Qualquer descuido pode causar um acidente até fatal. Portanto, aos windsurfistas que tanto apoiamos nas competições e apresentações, peço que respeitem essa regra, e que suas manobras radicais continuem dando alegrias aos camocinenses. Fica o apelo. 
Em tempo: Alô, Prefeitura. Por lei, é obrigatório que áreas consideradas de banho, tenham guarda-vidas. A lei não está sendo cumprida em Camocim.
Postado por Tadeu Nogueira às 14:01h
Foto: Tadeu Nogueira