quinta-feira, 5 de setembro de 2013

CAPITAL PARA ESTALEIRO EM CAMOCIM PODE VIR DE SUÍÇOS E RUSSOS

Dois investidores estrangeiros já estão negociando participação no estaleiro a ser construído no município de Camocim. Apesar de o empreendimento ainda estar em fase de análise - que prevê a formalização de um acordo de cooperação técnica entre a entidade governamental russa JSC Shipbuilding & Shiprepair Technology Center (SSTC) e a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) -, um investidor da Suíça e outro também da Rússia já teriam demonstrado interesse em entrar com capital financeiro, divulgou o deputado estadual Sérgio Aguiar. 
O deputado participou, na última semana, da comitiva cearense de atração do estaleiro em São Petersburgo, na Rússia. Sérgio Aguiar destaca que devem ser criados cerca de 2 mil empregos diretos e outros 5 mil indiretos na construção do empreendimento - com base no estudo de viabilidade elaborado pela Transpetro. "A área oferecida pela prefeitura de Camocim é de cerca de 100 hectares e está localizada em um terreno onde ficava uma salina, na entrada do município", explica Aguiar.
De acordo com o diretor executivo da Pentagonal - consultoria responsável por atrair o negócio -, Aécio Gonçalves, a visita dos russos deve ocorrer entre o final de outubro e o começo de novembro. "Passamos as condições técnicas do local e eles farão a análise mercadológica. Com a assinatura do protocolo, deverá ser elaborado o planejamento do negócio e o cronograma de visitações. Acredito que até o final do ano isso esteja definido". 

O diretor de infraestrutura da Adece, Eduardo Neves, explica que está sendo elaborada minuta a ser analisada pelos russos. Ele ressalta que o documento da Adece deve ser enviado nos próximos 15 dias, pois ainda está sendo concluída a parte jurídica e a tradução juramentada. "Estamos trocando informações e será só cooperação técnica mesmo, sem nada financeiro. Depois da avaliação, deverá ser assinado protocolo, para se iniciarem as construções", explica.
Neves detalha que o estaleiro de Camocim será voltado para o reparo de navios, podendo atender as demandas nacionais e de países vizinhos. Atualmente, os reparos nos navios brasileiros são realizados fora do País.
"Os russos ficaram muito empolgados pelo o que mostramos de todo o Estado. Ficamos de frente para o Atlântico e para a África. Os navios que vão para a Europa passam por aqui. Como seria um estaleiro de reparo, abriria uma série de departamentos, gerando emprego e formando um polo metalmecânico naval em Camocim", diz. Quem também participou das reuniões em São Petersburgo foi a Prefeita de Camocim, Monica Aguiar (PSB). Continue lendo AQUI a matéria publicada inicialmente no DN. 
Postado por Tadeu Nogueira às 07:01
Com informações e Foto do DN