sexta-feira, 1 de novembro de 2013

EM GRANJA, BIBLIOTECA LÍVIO BARRETO É REINAUGURADA

PRÉDIO HISTÓRICO FOI 
TOTALMENTE RECUPERADO 
Como parte das comemorações pelos 159 anos de emancipação política, que terá seu ponto alto no próximo dia 03 de Novembro, o Prefeito de Granja, Romeu Aldigueri (PROS) reinaugurou nesta Quinta-feira (31), a Biblioteca Municipal Lívio Barreto. O prédio, um casarão antigo, foi completamente restaurado, adaptado com rampa de acessibilidade, e mobiliado dentro dos padrões que regem as Bibliotecas. 
Na ocasião, estiveram presentes o Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará,  Josbertini Virgílio Clementino, o Diretor Geral do PROARES, Roberto Luiz Lima Rodrigues, os Deputados Estaduais Sérgio Aguiar (PROS) e Gony Arruda (PSD), o Presidente da Câmara, Milton |Guilherme, vereadores, secretários municipais e população em geral. 
A biblioteca leva o nome do Escritor Lívio da Rocha Barreto, nascido na Fazenda dos Angicos, na então Comarca de Granja, em 18 de Fevereiro de 1870. Lívio Barreto, autor de um único livro, “Dolentes”,  publicado postumamente por Waldemiro Cavalcanti, faleceu na sua banca de trabalho, em Camocim, fulminado por uma congestão cerebral, em 29 de setembro de 1895, com apenas 25 anos de idade, tempo insuficiente para aprimorar sua arte poética. Mesmo assim, tornou-se o maior poeta granjense de todos os tempos e um dos principais do Ceará. Lívio Barreto é patrono da cadeira nº 24 da Academia Cearense de Letras. Curiosamente, o escritor faleceu no dia em que Camocim estava completando 16 anos de emancipação política. Camocim pertencia ao município de Granja.    
Postado por Tadeu Nogueira às 12:37h
Com informações e Fotos do Impacto Granja / Wikipedia