quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

A VIDA QUE EU RECOMENDO

VIDA LONGA E ATIVA
A pergunta "O que você quer ser quando crescer?", tradicionalmente direcionada para nossas crianças ao questionarmos sobre como elas se imaginam quando forem adultas, hoje em dia já pode ser repensada e feita também aos jovens e adultos da sociedade atual, onde a longevidade vem se tornando um fenômeno cada vez mais desejado e muito mais fácil de ser alcançado. Vários vovôs vêm demonstrando que envelhecer continua sendo uma tarefa difícil, mas que hoje, com cuidados básicos, é possível viver mais e melhor do que no passado. Isso vem despertando o interesse de grandes pesquisadores e estimulando as pessoas comuns a reconhecerem o envelhecimento como algo fundamental na vida e, cada vez mais cedo, se programarem para não só viver mais, mas também estar em forma nessa última etapa do desenvolvimento humano. 
Diversas pesquisas em todo o mundo apontam um aumento expressivo da população com mais de 60 anos e mostram que hoje temos boas chances de chegar aos 100 anos. Apesar de a genética ser essencial para determinar quem seguirá firme durante essa idade, novos estudos e alguns exemplos de pessoas, ás vezes bem próximos da gente, como a simpática Dona Adelaide (foto), a "vó Ide" do grupo A Vida que Eu Recomendo, que acaba de completar 90 anos nesta semana, nos mostram quais medidas podemos adotar, e as atitudes que devemos evitar, para garantirmos uma longevidade animada e bastante ativa. 
Entre os investimentos de longo prazo que podemos fazer na busca de um envelhecimento bem-sucedido, o estilo de vida será o mais determinante. Para se ter uma ideia, a maneira como a pessoa leva a vida pode revelar diferenças de até 20 anos, para mais ou para menos, da sua idade original. Ou seja, um indivíduo que nasceu há exatos 60 anos, pode aparentar uma idade de 40 até 80 anos, dependendo de como ele se "preparou" para essa fase. Um estilo de vida competitivo e obsessivo por resultados e a adoção de hábitos de vida agressivos à saúde, como estresse crônico, alimentação desequilibrada, sedentarismo e tabagismo, aumenta consideravelmente a incidência de doenças que comprometem a velhice. Por outro lado, pessoas que conseguem viver numa rotina ativa e social com bons hábitos, como manter o bom humor e realizar atividades físicas e uma dieta balanceada, driblam mais facilmente os efeitos do envelhecimento. 
Praticar atividade física, para muita gente, é um desafio. Falta de vontade, preguiça ou um histórico de resultados ruins são as principais justificativas para adiar o início do treino. Mas, todos esses fatores desaparecem quando o engajamento aos exercícios realmente acontece. Lembre que fazer exercícios aeróbicos aumenta a capacidade cardiorrespiratória e a força muscular, o que por sua vez influencia positivamente as reservas de proteínas e o metabolismo celular, ajudando a blindar o corpo de diversas doenças. Já é comprovado que o exercício físico induz a autofagia (renovação de estruturas celulares envelhecidas ou deterioradas), um processo fundamental para que as células produzam energia e realizem suas funções adequadamente. 
Um outro aspecto bastante estudado e discutido para entender a longevidade e o quanto uma pessoa cuida da própria saúde, é a alimentação. Atualmente, comer bem é o mínimo que podemos fazer para ter uma vida melhor. Uma alimentação balanceada é fundamental para ajudar a ter vitalidade, disposição e minimizar as complicações relacionadas ao envelhecimento. Já não existe dúvida nenhuma sobre os benefícios de se dar preferência a um prato de verdura fresca e evitar ao máximo produtos industrializados. O abuso de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares é um gatilho para doenças como infarto, obesidade, diabetes e até câncer. 
Se você pretende viver muito mais e melhor do que sonhavam nossos bisavós, com energia de sobra para correr, pedalar ou nadar, a notícia boa é que isso é possível. Basta investir de agora no futuro, seguir algumas das nossas recomendações de como aproveitar melhor a vida e ficar atento aos exemplos positivos daqueles que hoje comemoram com saúde de ferro as vitórias da melhor idade. Pra quem quiser se aprofundar no assunto, segue o link (AQUI) com os 5 mandamentos para uma longevidade perfeita. E pra nossa querida "vó Ide", parabéns pelo o aniversário e obrigado por ser uma referência no assunto para nós do grupo A Vida que Eu Recomendo.
Recomendado por Gerfeson Vasconcelos
Curta AQUI a Fan Page do grupo