A Câmara dos Deputados aprovou nesta
quarta-feira, por unanimidade, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que
permite a médicos das Forças Armadas o acúmulo de cargos, o que abre caminho
para atuarem também no Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, 396 deputados
votaram em favor da proposta. A matéria vai à promulgação. Aprovada em agosto
no Senado, a matéria tem apoio do governo, que tenta ampliar o número de
profissionais atuando na rede pública de saúde.
O texto, no entanto, permite
que os profissionais militares também possam exercer a profissão na rede
privada, o que torna desconhecido seu resultado no SUS. De acordo com o
Ministério da Defesa, atualmente há cerca de 4.000 militares atuando na área
médica. A proposta determina que profissionais da Marinha, do Exército e da
Aeronáutica só poderão ter direito ao acúmulo de cargos caso o horário da
segunda jornada seja compatível com o serviço militar.
Postado por Tadeu Nogueira às 21:07h
Com informações da Veja