quinta-feira, 17 de abril de 2014

A VIDA QUE EU RECOMENDO

GERAÇÃO "OSS"
Se tem um esporte que vem dominando as academias da cidade e formando uma nova geração de esportistas em Camocim, ele se chama Jiu Jitsu, uma modalidade das artes marciais que virou febre nos quatros cantos do mundo, especialmente por ser considerada pelos seus praticantes não só como um esporte, mas uma verdadeira filosofia de vida, voltada ao equilíbrio do corpo e da alma e que tem como objetivo desenvolver a inteligência, audácia, confiança, agilidade e tolerância à dor. 
O Jiu-Jitsu é uma arte marcial com raízes no Japão, que se utiliza essencialmente de golpes de alavancas, torções e pressões para levar um oponente ao chão e dominá-lo. No mundo, é conhecido como "Brazilian Jiu-Jitsu", um sistema desenvolvido pela família Gracie, que aprimorou técnicas japonesas, modificando alguns movimentos e tornando-os mais eficiente. Literalmente, jú em japonês significa “suavidade”, “brandura” e jutsu, “arte”, “técnica”. Daí seu sinônimo literal, “arte suave”. Sua origem secular não pode ser apontada com precisão, mas se sabe que seu ambiente de desenvolvimento e refinamento foram as escolas de samurais e que surgiu devido a necessidade de um método de defesa sem armas para o samurai que ficasse sem suas espadas ou lanças no campo de batalha.
É considerada a luta mais abrangente que existe, pois nela há uma grande variedade de técnicas, tais como golpes traumáticos, golpes nas articulações e estrangulamentos. As bases fundamentais para se obter um bom Jiu-Jitsu é a destreza, a rapidez e a flexibilidade. O Jiu-Jitsu movimenta todos os músculos do corpo e lança á jogo toda a atenção e sangue frio. É uma luta, que se bem aplicada, não necessita o uso de força bruta, pois utiliza sistemas de alavancas e desequilíbrios, assim o lutador aproveita a força e o movimento do próprio adversário para executar alguns golpes.
O jiu-jitsu não trabalha somente o corpo, a mente é parte fundamental. É um esporte que tem uma filosofia, a de tornar o indivíduo mais seguro e auto-confiante. Para isso suas técnicas de defesa possibilitam o praticante vencer adversários mais fortes e pesados, trazendo uma sensação de invencibilidade, o que se estende para vários setores da vida. A cada faixa branca que se inicia num grupo, o "jiu" faz com que a energia do aluno seja sempre canalizada para o bem, colocando o mesmo em um ambiente saudável, onde existem fortes laços de amizade e companheirismo. Isso vem transformando vários praticantes, tirando-os do sedentarismo, da vida improdutiva e das drogas, problemas que atingem grande parte da juventude nos dias de hoje.
Em Camocim, essa filosofia, traduzida pelo espírito "OSS", expressão utilizada como cumprimento entre atletas e que significa "perseverança sobre pressão", vem sendo compartilhada entre um grande de número de jovens que frequentam as academias Evolution, Marcos Moreno e Academia MG. Esta ultima, já até transformou a ideia no projeto social "Jiu-Jitsu - Filosofia de Vida", que disponibiliza aulas gratuitas a jovens carentes e tem como foco a inclusão social e o desenvolvimento dos participantes. Graças a essas academias e seus mestres, a modalidade vem revelando alguns atletas de destaque regional, mas, principalmente, vem transformando a vida de uma nova geração de esportistas e de grandes cidadãos na cidade que tanto amamos e recomendamos. Pra todos aqueles que colaboram com esse ideal, fica nosso "Oss" de coração!
Veja mais fotos AQUI.
Recomendado por Gerfeson Vasconcelos
Curta AQUI a Fan Page do grupo