quinta-feira, 24 de abril de 2014

DILMA SANCIONA E MARCO CIVIL DA INTERNET JÁ ESTÁ NO DIÁRIO OFICIAL

A sanção ao Marco Civil da Internet foi publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial da União. Considerado uma espécie de Constituição para uso da rede no país, a lei foi aprovada na terça (22) pelo plenário do Senado Federal e assinada pela presidente Dilma Rousseff na quarta (23) durante a abertura do encontro NETMundial.
O projeto, que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para internautas e provedores, tramitou por menos de um mês no Senado. O governo tinha pressa em aprovar a matéria devido à conferência internacional sobre governança na internet, que será realizada em São Paulo nesta semana. O projeto, porém, não é recente. Foi enviado em 2011 pelo Executivo à Câmara dos Deputados e só aprovado em 25 de março deste ano após intensa negociação entre parlamentares e Planalto. A chamada neutralidade de rede, princípio considerado um dos pilares do projeto, foi aprovada e passará a vigorar com a sanção da nova lei. Confira AQUI na íntegra, o Marco Civil da Internet. 
Lá vou eu: O projeto foi aprovado agora por conveniência do governo, afinal, não pegaria bem participar de um evento mundial sobre o setor, sem ter debaixo do braço algo que regulasse a atividade no país, sendo esse país a sede desse evento. Portanto, devemos agradecer não ao governo, mas ao evento, do contrário, o marco civil ainda estaria na naftalina. 
Postado por Tadeu Nogueira às 08:06h
Com informações do G1