terça-feira, 15 de abril de 2014

SOBRE CAMOCIM...E O AVIADOR PINTO MARTINS

Lembrar da saga de um homem tem suas complexidades. É possível que em Camocim ainda exista alguém que não ligue o nome de Pinto Martins com sua trajetória de vida. Poucos passageiros se detém diante do busto e das fotos reunidos num cantinho, daquele que dá nome ao nosso aeroporto internacional. Outro dia a colunista Ayla Sousa escreveu sobre a situação da nossa biblioteca que leva também o nome do aviador que singrou os ares e fez a travessia New-York-Rio de Janeiro em 1922, para marcar as comemorações do centenário de nossa independência.
Como disse no começo, recuperar e relembrar a memória, notadamente dos grandes homens e feitos, tem suas complexidades. Na comemoração de outro centenário, o de nascimento de Euclydes Pinto Martins, que se deu em 1992, projetos de comemoração da data natalícia do aviador parecem ter entrado em disputa no seio da própria família. Se não foi uma disputa renhida, pelo menos a documentação sugere dois planos de efetivação da data: o de sua irmã Lucarda (com apoio do historiador e biógrafo de Pinto Martins, Firmino de Araújo) e de seu sobrinho neto Armando que ao final, arregimentou vários parceiros (como mostra o panfleto) e trouxe parte das comemorações para Camocim. Não dá para entrar nos detalhes dessa história nesse espaço, mas, é possível que os projetos tenham se encontrado, posto que, lembro desse evento sendo realizado no Instituto São José com palestra do Sr. Firmino de Araújo, a exibição de um vídeo sobre o famoso voo, além de um depoimento de um nonagenário do qual não guardei o nome, sobre suas lembranças do dia em que Pinto Martins pousou em Camocim no avião Sampaio Correia II.
No afã de sempre contribuir para a história do nosso município, sugeri que se publicasse um trabalho orientado por mim do Professor Paulo José dos Santos que na época da sua defesa tinha um projeto de fazer uma história em quadrinhos do histórico voo de Pinto Martins. Seria mais uma maneira de relembrar o nosso filho ilustre à cuja memória temos instituído oficialmente a "Comenda Pinto Martins" e o "Dia de Pinto Martins". 
Carlos Augusto Pereira dos Santos
Historiador
Conheça o Blog do Colunista AQUI
Foto: Arquivo do autor, gentilmente cedida pelo livreiro Francisco Olivar (Vavá)