terça-feira, 29 de julho de 2014

CAMOCIM E GRANJA ENTRE AS CIDADES SEM PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO

BARROQUINHA E CHAVAL ESTÃO 
NA  LISTA DAS QUE 
CRIARAM SEUS PLANOS
Nem mesmo mexendo no bolso, com impedimento de verbas federais específicas, fez-se com que as prefeituras atendessem ao prazo de criação do Plano Municipal de Saneamento Básico, em dezembro de 2013. A data para o cumprimento foi, então, jogada para 2015, mas o cenário é, na prática, o mesmo de há exatos 12 meses: cerca de 80% dos municípios cearenses não criaram seus planos de saneamento básico. Apenas 38 cidades do Interior criaram o plano municipal, somente três a mais que um ano atrás.
Para especialistas ouvidos pela reportagem do DN, o alongamento do prazo para obrigações penalizou os municípios que se esforçaram para cumprir a data, em detrimento de quem deixou tudo para a última hora, ou pior, para depois dela.
O Ministério Público Estadual criou um núcleo para acompanhar o andamento das políticas municipais de saneamento básico. "Nosso objetivo é que as cidades atendidas identifiquem as dificuldades e resolvam entraves locais ao receberem essas águas", explica Sheila Pitombeira, procuradora de Justiça que supervisiona o Núcleo de Gerenciamento de Projetos do órgão.
"Os gestores atrelaram o plano de saneamento a projetos de planos de resíduos sólidos e a outros consórcios regionais, que muitas vezes ficaram no papel. Falta interlocução com plano diretor, verificar o aporte populacional, comercial e industrial. Demanda tempo e os próprios municípios acabaram se acomodando", afirma a procuradora.  
Lá vou eu: Na zona norte, cidades como Camocim, Granja, Martinópole, Uruoca, Coreaú, Senador Sá e Massapê estão entre as que não possuem ainda planos de saneamento. Já Barroquinha, Chaval e Sobral, essa figuram entre as 38 que criaram seus planos. Barroquinha e Chaval costumam figurar negativamente na imprensa, mas nesse caso específico, as duas estão de parabéns. Deram exemplo aos municípios maiores da região. 
Postado por Tadeu Nogueira às 08:00h
Com informações do DN