sexta-feira, 15 de agosto de 2014

A VIDA QUE EU RECOMENDO


PEDRA DO SAL - PARNAÍBA
Na semana em que uma das cidades mais acolhedoras e agradáveis do Nordeste completa 170 anos, faremos nossa homenagem com uma recomendação "made in Piauí" que é considerada um paraíso do surf e que já virou até letra de uma bela composição do músico Teófilo Lima. Estamos falando da surpreendente Praia da Pedra do Sal e da cidade de Parnaíba, no Piauí, localizada a menos de duas horas de Camocim, e distante 360 km da capital Teresina. Repleta de belezas naturais e rica em história, Parnaíba é rota turística obrigatória de aventureiros e turistas que pretendem conhecer dentre vários outros lugares interessantes, o Delta do Parnaíba. 

Parnaíba localiza-se na bacia hidrográfica do Rio Parnaíba e é cortada por este que se divide em vários braços formando o famoso Delta do Parnaíba, o único em mar aberto das Américas e o terceiro maior do mundo, só perdendo para o do Nilo no Egito e o do Mekong no sudeste asiático. Além das belezas naturais, Parnaíba apresenta um grande valor histórico para o Piauí, apresentando principalmente nas proximidades do Porto das Barcas inúmeros imóveis históricos que traduzem a importância do município. 

Há alguns anos, a cidade vem crescendo em ritmo acelerado, tendo no início de 2014, retomando os voos em seu aeroporto internacional. Parnaíba é considera uma cidade universitária, mas é conhecida principalmente pelo seu potencial turístico, sendo uma base de apoio para quem quer conhecer as belezas do litoral do Piauí, delta do Parnaíba e Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Outro manancial da cidade é a Lagoa do Portinho, uma das mais famosas atrações turísticas, que devido ao avanço das dunas pode desaparecer. 

A única praia do município é a da Pedra do Sal, ideal para o surf, kite e windsurf. Com aproximadamente 8 quilômetros de extensão, essa bela praia é um dos melhores destinos da cidade. De clima agradável, sua tranquilidade e beleza encantam os visitantes que chegam até o local durante o verão. Ainda não é famosa entre a maior parte dos que visitam a cidade, sendo normalmente frequentada por moradores da região e pescadores, além de alguns amantes da natureza. É uma boa opção para todos os públicos. 
A Pedra do Sal é dividida em duas partes: o lado Manso e o lado Bravo. O lado Manso tem poucas ondas, é de baixa movimentação e boas condições para pescaria e descanso. O lado Bravo é útil para esportes radicais, especialmente o surf. É a mais frequentada por turistas e é onde acontecem grandes competições regionais de surf. O visual do lugar é caracterizada pela presença de várias pedras, sendo que em algumas delas já foram encontrados rastros de escrituras que sinalizam a passagem dos fenícios pela praia. Vale a pena conhecer, principalmente em dia de lua cheia, quando é possível contemplar de cima das pedras, o sol se pondo do lado Manso e, simultaneamente, a lua nascendo do outro lado da praia. É simplesmente incrível! Confira mais fotos da Pedra do Sal, AQUI.
Recomendado por Gerfeson Vasconcelos

Curta AQUI a Fan Page do grupo