sexta-feira, 29 de agosto de 2014

ALUNOS DA ESCOLA PROFISSIONAL DE CAMOCIM PARTICIPAM DE FÓRUM INTERNACIONAL NO CHILE

Os alunos Manuel Vieira do Nascimento Júnior e Dayana Silva de Oliveira participaram durante esta semana do Fórum Internacional de Ciências e Engenharia, que teve seu encerramento nesta sexta-feira (29), em Santiago do Chile. Eles foram apresentar o projeto “Conectados com a leitura: das pinturas rupestres aos cliques de hoje”, da área de Linguagens e Códigos. 
O projeto, orientado pelo Professor Valmendes Bandeira, da disciplina de Língua Portuguesa e Daniela Maria Fontenele Sousa, Professora de Artes, ambos da Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa em Camocim, alcançou o 1º lugar na Feira de Ciência entre as escolas da 4º CREDE e foi considerado projeto Revelação na Feira Estadual de Ciências em 2013. 
O projeto prioriza a formação de leitores e envolve jovens de todas as séries na escola.  Ao adquirirem o gosto pela leitura, quando leem as diversas histórias contadas nos livros, os estudantes compartilham suas experiências com novos alunos leitores e relacionam as emoções vividas no mundo literário com o mundo real, o que desperta a curiosidade dos que chegam para compor o chamado “círculo de leitura”. 
Os participantes, além de aprenderem sobre diversos temas, conhecer novas culturas e se familiarizar com textos de todos os estilos, também conseguem ter resultados muito positivos na vida escolar melhorando a leitura e a compreensão textual e consequentemente obtendo melhores notas não só em Português, mas também em outras disciplinas. Um exemplo desse desempenho é o aluno Manuel Vieira, que já viajou para outras cidades do país como Salvador e São Paulo replicando a metodologia do Projeto Círculo de Leitura. Ele já foi aprovado para duas faculdades, através do SISU, mesmo sem ter concluído o 2º ano do Ensino Médio e atualmente detém a melhor média geral da escola. Seu grande sonho é cursar medicina e ser um grande profissional na área médica e assim poder ajudar as pessoas. Na foto, da esquerda para a direita: Manuel Vieira, Valmendes Bandeira e Dayana Silva. 
Postado por Tadeu Nogueira às 15:36h