terça-feira, 19 de agosto de 2014

CÂMARA DECIDE DATAS DE SESSÕES QUE JULGARÃO NOVAMENTE CONTAS DE SÉRGIO AGUIAR

SOB PRESSÃO DA JUSTIÇA E DO REGIMENTO
 INTERNO, PRESIDENTE RÉGIS RECUA 
Na Sessão Legislativa do dia 11 de Agosto, o Presidente da Câmara de Camocim, Régis da Ipu, não atendeu a questão de ordem formulada pelo Vereador César Veras, que pediu para ler no pequeno expediente um requerimento de autoria de 10 dos 15 vereadores da casa, onde havia um pedido para que fossem julgadas, nos dias 18 e 25 de Agosto, respectivamente, as contas de 2002 e 2004 do Ex-Prefeito Sérgio Aguiar, determinação essa proferida em decisão judicial no dia 03 de Julho, mas nunca cumprida pelo Presidente Régis da Ipu, que decidiu, por conta e risco, ignorar a ordem do juiz. 
De acordo com o Vereador Emanoel Vieira, ao negar voz ao Vereador César, o Presidente Régis da Ipu infringiu os Artigos 141 e 110 do regimento interno da câmara. Além de não aceitar a leitura do requerimento, Régis da Ipu ainda disse novamente, virou costume isso, que quem mandava era ele e ponto final. 
Nesta segunda-feira (18), diante da pressão por ter desrespeitado o regimento da própria casa legislativa e por ter ignorado a decisão judicial, o "dono da câmara" aceitou sem discutir que o requerimento fosse lido e votado. Ainda na semana passada, na tentativa de evitar a tramitação do requerimento, o Presidente Régis da Ipu teria tentado mais uma vez, como fez para tentar impedir a realização de uma sessão extraordinária, impedir via justiça a votação do requerimento. Novamente teria recebido uma negativa da justiça, até porque ele já está "em dívida" com o judiciário, por não ter acatado a decisão do juiz que cristalinamente deixou claro que a sessão que aprovou as contas de Sérgio Aguiar deveria ser anulada, sendo que uma outra deveria ser feita, em duas datas, para o mesmo fim. A forma de agir do Presidente Régis deixar no ar a interpretação de que ele só cumpre aquilo que é conveniente para ele e seu grupo político, afinal, ordem judicial não se discute, cumpre-se. Além do mais, nessa fase, o julgamento é político, e não técnico. 
Com o requerimento aprovado ontem pela maioria, ficou decidido que o Parecer do TCM sobre as contas de 2002 será  julgado no dia 25 de Agosto, e o segundo,  referente às contas de 2004, em 01 de Setembro de 2014. Durante a sessão desta segunda-feira (18), de acordo com informações obtidas pelo blog, o Presidente Régis da Ipu parecia um "ser civilizado", não alterou a voz, não repetiu que quem mandava ali era ele e só ele, enfim, parecia um Presidente de Câmara de Vereadores. 
Postado por Tadeu Nogueira às 07:29h 
Foto: Vando Arcanjo