quarta-feira, 20 de agosto de 2014

TODA VIOLÊNCIA NASCE DA CERTEZA DA IMPUNIDADE

TODA VIOLÊNCIA NASCE DA 
CERTEZA DA IMPUNIDADE
(Roberto Fernandes)
A onda de violência em Camocim não precisa de teorias catastróficas para ser explicada. Não, não se trata de culpar o mês de Agosto como causa para o aumento 100% do número de homicídios nesta pacata cidade. O grande problema reside na impunidade. Já se sabe que a violência é um fenômeno complexo, inerente ao convívio em Sociedade, portanto, jamais poderemos nos livrar dela. O que faz ela sair do controle é a certeza que os bandidos têm de ficarem impunes.
Quando me fala em impunidade, não estou me referindo simplesmente à péssima estrutura da polícia judiciária cearense, que a impede de exercer sua primordial função, que é investigar crime e levar culpados à presença da Justiça. Estou me dirigindo é a Injustiça mesmo. Como é notório, o sistema prisional não reabilita ninguém, pelo contrário, transforma monstros. E como hoje em dia a pena nunca é cumprida pelo criminoso, o que podemos fazer é nos acostumar com o império dos bandidos.
A impunidade fragiliza tanto a Sociedade que é cada vez mais “normal” ouvir-se dizer que “enquanto estiver morrendo só bandido está bom demais”. Percebo que a grande maioria das pessoas são levadas a pensar assim, e falam levados por certa revolta com a Justiça. Não compreendem que esta mesma guerra que hoje é travada entre os fora-da-lei pode tão logo respingar em cidadãos inocentes. Portanto, não é coisa a se comemorar.
Por fim, resta-nos uma lição importante: o crime não compensa. Que os nossos jovens entendam que, por mais que o Poder Público não ofereça estrutura para afastar-lhes do perigo do crime, a pior opção que se pode tomar é juntar-se a ele. 
Roberto Fernandes é Servidor Público e Graduando em Administração Pública pela Universidade Federal do Ceará.