quarta-feira, 17 de setembro de 2014

ENTRE 2012 E 2013, POLÍCIA BRITÂNICA SÓ DEU 3 TIROS SEM MATAR NINGUÉM

Um forte controle sobre o acesso a armas de fogo e condições sociais e culturais fizeram com que as polícias da Inglaterra e do País de Gales disparassem armas apenas três vezes entre maio de 2012 e abril de 2013 – sem matar ninguém. Os números chamam atenção quando comparados aos de outros países. No Brasil, a conta dos tiros dados por ano nem é feita. 
Em relação às mortes provocadas por policiais, um levantamento feito pela BBC Brasil apontou que, no ano passado, foram mortas 1.259 pessoas pela polícia em 22 Estados brasileiros que forneceram dados à reportagem. Mesmo nos Estados Unidos, país desenvolvido como o Reino Unido, a média é de 400 mortos pela polícia a cada ano.
Lá vou eu: O que vou dizer a seguir não deve ser levado como argumento de defesa do nosso país, até porque as estatísticas do Brasil são vergonhosas e indefensáveis:    
Mas é que ao encontrar esses dados positivos da Inglaterra, fui levado a crer que seus policiais tenham aprendido a olhar, investigar, ter certeza, antes de meter 7 tiros na cabeça de um inocente, como fizeram, ao executarem, sem direito à defesa, um brasileiro chamado Jean Charles, em 22 de julho de 2005 na estação de metrô de Stockwell, sul de Londres, simplesmente porque sua aparência não "batia" com a pele e roupas sempre impecáveis dos lordes londrinos. Foi confundido com um terrorista, apenas pela aparência e por portar uma mochila nas costas. Até hoje o orgulho inglês não puniu os assassinos fardados. 
Postado por Tadeu Nogueira às 11:00h
Com informações do G1