quinta-feira, 25 de setembro de 2014

HUGO SOUSA - DA PROMESSA À REALIDADE

Verdes mares bravios do norte, a lutar nesse eterno fragor, como vós nosso povo é tão forte, tão feroz, pertinaz, lutador”. Nesse pequeno trecho do Hino de Camocim, tão bem escrito pelo seu autor, o Professor Valmir Rocha, vejo a figura do ainda menino, Hugo Sousa (foto), que com apenas 17 anos, vem sendo um dos destaques do Windsurf, no Brasil e no exterior, tendo sido recentemente campeão do Campeonato Venezuelano, 10º Colocado no Campeonato Europeu, disputado na Espanha, 18º no Campeonato Mundial, no Caribe, finalizando a temporada no final de Agosto, com um 17º na etapa disputada nas Ilhas Canárias. Tudo isso competindo na modalidade Freestyle,  considerada a mais radical do Windsurf, aquela que prende a atenção do público do começo ao fim. 
Filho de Empregada Doméstica, morador do Bairro da Praia, Hugo começou no Windsurf aos 10 anos de idade, atraído por uma dessas vertentes que o destino apronta na vida de cada um de nós. Ainda criança, ele ajudava a carregar o equipamento de um velejador chamado Meres, que vez por outra treinava no Rio Coreaú. Ao se aproximar do esporte, inusitado até então para os padrões de Camocim, já que o futebol faz parte do sonho de 9 entre 10 crianças, Hugo foi estimulado por Meres, que emprestava  seu equipamento para o ainda "culumim" realizar suas primeiras manobras. 
De lá pra cá Hugo passou a fazer parte do Grupo "Meninos do Rio", que assim como ele, é formado por pequenos camocinenses que viram no Windsurf uma chance de crescer como ser humano, como atleta, e acima de tudo, como cidadão. Além do ótimo desempenho no exterior, Hugo foi terceiro no Sul-Americano Profissional de 2012, no "quintal de casa", e na mesma ocasião, foi campeão na Categoria Júnior. Em 2013 ele foi vice no Brasileiro Profissional. Em Janeiro Hugo volta ao exterior, onde disputará a temporada 2015. O atleta, que era uma promessa, aos poucos está virando uma realidade, até porque, com apenas 17 anos, e no ritmo que vai, ainda dará muitas alegrias aos seus conterrâneos. Hugo Sousa representa Camocim e a garra do seu povo, que assim como diz o hino, é forte, feroz, pertinaz, e lutador. 
Postado por Tadeu Nogueira às 13:04h