segunda-feira, 20 de outubro de 2014

CHUVA DE METEOROS PODE SER VISTA NESTA SEGUNDA E TERÇA EM CAMOCIM E REGIÃO

Todo ano, no início de maio e no meio de outubro, dá pra ver, daqui da Terra, uma chuva de meteoros produzida pelo cometa Halley. Chegou a hora de olhar para o céu e observar o fenômeno (se não estiver nublado na sua cidade, claro). Entre a noite de hoje e a madrugada de amanhã, você poderá ver a chuva de meteoros – chamada de Orionídeas por ter como ponto de referência para observação a constelação de Órion, a mesma que possui o cinturão formado pelas Três Marias – entrará na nossa atmosfera. Quem estiver em locais afastados da luminosidade conseguirá observar até 20 meteoros por hora.
O meteoro, conhecido popularmente como “estrela cadente”, é um fenômeno luminoso que acontece devido à entrada de um fragmento de rocha (meteoroide), geralmente deixados para trás por cometas. É isso o que o Halley deixa quando nosso planeta cruza sua trajetória. Como esses pequenos pedaços de cometa entram na nossa atmosfera em alta velocidade, eles se queimam e formam uma incrível iluminação no céu.
Ainda não será dessa vez que você verá o Halley em pessoa. A última vez que foi possível observar a passagem do cometa foi em 1986. E a próxima só vai rolar depois de 2060.
Lá vou eu: Alguns clarões foram vistos em Camocim e região. Em Granja também algumas luzes foram vistas e as mentes mais férteis "juram de pé junto" que foi a queda de um avião. Só faltou falarem o prefixo do bicho. 
Postado por Tadeu Nogueira às 20:27h
Com informações da Super Interessante