quinta-feira, 16 de outubro de 2014

ONDA DE VIOLÊNCIA ASSUSTA GRANJA


Os moradores de Granja estão assustados com os últimos casos de homicídios registrados no município, tanto na zona urbana, quanto rural. Alguns crimes indicam uma possível disputa entre gangues. Os Granjenses têm mostrado preocupação, indignação, e medo através das redes sociais, porém, não passa disso. Ninguém, e não é só lá, organiza um protesto sequer, reivindicando mais segurança. Uma exceção na região foi Jijoca de Jericoacoara, que respondeu recentemente ao aumento de crimes, com um forte protesto da população em frente ao Palácio da Abolição, em Fortaleza. Utilizaram a mídia, as redes sociais sim, mas apenas como parte do objetivo. Protestaram e conseguiram reforço policial. 
É preciso entender com isso, que certas lutas por direitos não podem existir apenas na tela de um computador. Por outro lado, o problema da insegurança sempre esbarra na desculpa pronta por parte das autoridades, que consiste na alegação de que o efetivo é insuficiente para combater o crime. E fica por isso mesmo. 
Enquanto isso, o cidadão de bem em Granja, Camocim, e outros municípios acometidos do mesmo mal, cada vez mais se trancam em suas cela, aliás, casam, impedidos de exercerem o direito sagrado de ir e vir. Granja é apenas a mais nova vítima dessa violenta realidade do nosso estado. 
Postado por Tadeu Nogueira às 08:12h