quinta-feira, 20 de novembro de 2014

CEARENSE "DRAGÃO DO MAR" RECEBE HOMENAGEM PÓSTUMA DO SENADO

Nesta quinta-feira (20), dia dedicado à Consciência Negra sete personalidades receberam, do Senado, a Comenda Senador Abdias Nascimento. A honraria, criada para agraciar pessoas que se destacaram na proteção e na promoção da cultura afro-brasileira foi entregue ao ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ); aos músicos Gilberto Gil e Martinho da Vila, e à militante do movimento negro Edna Almeida Lourenço, conhecida como Ekdje Edna de Oiyá. 
Foram agraciados, também, o ator Milton Gonçalves; o professor Silvio Humberto dos Passos Cunha, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), na Bahia; e in memoriam, o pescador Francisco José do Nascimento (1839-1914), conhecido como o Dragão do Mar ou Chico da Matilde, por sua luta abolicionista no Ceará. 
Ele, que foi líder dos jangadeiros, nasceu no dia 15 de abril de 1839, há 160 anos, em Canoa Quebrada, Aracati. "O Senado premia um verdadeiro herói nacional, homem de rara bravura. Trata-se de um reconhecimento que nos enche de orgulho. Junta-se a tantas homenagens justíssimas à sua memória", disse ao Camocim Online, direto de Aracati,  o Vereador Tácito Forte, que também atua como Radialista naquele município.  
Postado por Tadeu Nogueira às 18:39h