Após mais de duas horas de sessão, os Vereadores
da Câmara Municipal de Camocim decidiram, por 10 votos a 0, durante sessão iniciada às 10:00h desta
quarta-feira (10), pela cassação do mandato de vereador de Francisco Régis de
Araújo Mendonça, que ocupava atualmente o cargo de Presidente do Legislativo. Ele
foi considerado culpado de ter praticado atos de improbidade, e irregularidades
como apropriação indébita previdenciária e sonegação de contribuição. Nenhum dos 5 vereadores da bancada denunciado, incluindo ele próprio, compareceu à sessão. Com a decisão, o suplente Oliete Alexandrino assumirá a cadeira de Régis da Ipu na Câmara.
De acordo com o documento, a fiscalização do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), apurou a existência de irregularidades como apropriação indébita previdenciária e sonegação de contribuição.
Segundo constatou o relatório da "CPI do INSS", como ficou conhecida, somente em 2013, o Presidente Régis deixou de pagar o INSS de Vereadores e demais servidores, referente aos meses de agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro, incluindo o décimo terceiro, do ano de 2013. A dívida chega a R$ 115 mil reais. Tal dívida comprometeu o município, já que a falta de pagamento causou bloqueio do envio de recursos federais. Régis da Ipu é o primeiro vereador cassado pelos seus próprios pares, desde a criação da Câmara de Camocim. Ele segue assim os passos de seu cunhado, o Ex-Prefeito Chico Vaulino, que foi o primeiro prefeito cassado pelo legislativo, fato ocorrido em 2005, também por atos de improbidade administrativa. Chico Vaulino só voltou ao poder graças a uma liminar concedida pela justiça. Confira AQUI o Decreto Legislativo que oficializa a cassação de Régis da Ipu.
Postado por Tadeu Nogueira às 12:23h