domingo, 21 de dezembro de 2014

NA ESTRADA...COM ERASMO

Aos 18 anos em busca de melhores oportunidades tive que deixar Camocim, e minha primeira parada foi na capital pernambucana, para os mochileiros, a Veneza Brasileira. Morei cerca de um ano na cidade em meados de 1996 até 1997. No Recife, a arte está por todo lugar: nas igrejas centenárias, nos prédios históricos, nos museus, nos centros de artesanato, nas esculturas de Francisco Brennand espalhadas pela cidade, nas ruas, na memória que preserva. Alguns dados sobre a viagem, de avião saindo de Fortaleza você levará cerca de uma hora e meia de viagem com passagens custando hoje aproximadamente R$ 600,00 ida e volta por pessoa. Quem preferir ir de carro são aproximadamente 850 km. Recife não é previsível. 
Embora a capital pernambucana fique no litoral, a vida na cidade não está voltada para a orla, como ocorre em outras cidades turísticas do país à beira-mar. Suas veias são os rios. É nas margens do Beberibe, Capibaribe e seus afluentes que a cidade pulsa. Ao todo, a capital pernambucana é entrelaçada por seis rios e mais de 60 canais. Daí o codinome de Veneza Brasileira. Foi um verdadeiro divisor de águas para um rapaz que morava em uma cidade com população de pouco mais de 50 mil e agora se deparar com a vida urbana agitada de uma metrópole de mais de 1.500.000 habitantes. Foi um teste de fogo para enfrentar o Rio de Janeiro. 
Para se localizar bem em Recife, é preciso compreender a importância das pontes que ligam os principais bairros históricos, localizados em ilhas, como o Recife Antigo e Santo Antônio, às áreas mais modernizadas do continente como Boa Viagem e Parnamirim, mais indicadas para hospedagem. Um bom começo é o passeio de catamarã por esses rios, que sai do Cais das Cinco Pontas. Além de agradável, oferece uma visão geral da cidade e de seus principais pontos turísticos, com uma pitada de história. Recife é uma cidade que tem vida noturna legal para quem gosta de curtir os embalos da noite. Boa Viagem, Pina e Recife Antigo são os bairros mais interessantes quando o assunto é diversão à noite. Infelizmente até hoje turistas devem ficar muito atentos a muitos pequenos roubos feitos por menores infratores de bicicleta. A Rua da Moeda, no Recife Antigo, concentra vários bares e é uma daquelas pedidas legais para quem quer ver um pouco de movimento. Nessa região fica o Burburinho, um bar famoso por oferecer ótimos pastéis e música de qualidade, que vai até o dia clarear. Já o Central, em Santo Amaro, é destaque pelo cardápio caprichado. Para dançar, o UK Pub, em Boa Viagem, é uma grande opção - também com música ao vivo e bandas variadas durante a semana, o lugar faz sucesso entre os jovens. No Manhattan a programação é bem diversificada: o local é uma mistura de bar e teatro, com shows musicais de diversos artistas. Boas viagens e semana que vem vamos falar um pouco sobre a Bolívia.
Semana que vem falaremos da Veneza brasileira: Recife
Erasmo Gomes