quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

GRANJENSE TERÁ CORDEL SOBRE LEI MARIA DA PENHA LANÇADO PELO GOVERNO FEDERAL


A presidente Dilma Roussef (PT) inaugurou, na terça-feira (03), a primeira Casa da Mulher Brasileira do país, que fica em Campo Grande (MS). Durante seu discurso, ela destacou ainda que "o combate à violência contra a mulher também significa o reconhecimento do papel e da importância da mulher na sociedade". 
Além das autoridades do estado, e também do planalto, que esteve presente à solenidade, juntamente com a Professora Maria da Penha, que deu nome à lei conhecida em todo o país, foi o Cantor, Compositor, e Cordelista Granjense, Sebastião de Oliveira, o "Tião Simpatia". 
Além de apresentar seu repente durante a inauguração, Tião presenteou Dilma com um exemplar da sua obra "A Lei Maria da Penha em Cordel". Após folhear algumas páginas, a Presidente Dilma se mostrou encantada com o trabalho, tanto que, de acordo com Tião Simpatia, afirmou que iria pedir à Eleonora Menicucci, Ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM), que o cordel fosse impresso em escala nacional. 
Tião Simpatia, de 37 anos, nasceu na localidade de Boqueirão, sertão brabo da zona rural de Granja, mas iniciou sua carreira de 20 anos em Camocim, em 1994, onde residiu por 13 anos, executando seus primeiros acordes sob a "batuta" do poeta e radialista, Hernandes Pereira, na Rádio União. 
Em Dezembro de 2008, recebeu da Câmara Municipal de Camocim, o título de Cidadão Camocinense, pelos relevantes serviços prestados à cultura da cidade. Até hoje, por onde anda, nunca deixou de citar Camocim como sendo sua cidade do coração. Além disse, ele ocupa a cadeira 14 da Academia Camocinense de Ciências, Artes e Letras (ACCAL). Em novembro de 2010 ele participou, sempre mostrando seu trabalho em prol da Lei Maria da Penha, do Programa Altas Horas, da Rede Globo. 
Em Setembro de 2011, a convite da Organização das Nações Unidas (ONU), esteve no Panamá, atuando na Campanha “Una-se pelo fim da violência contra as mulheres”, na América Latina e no Caribe. Sobre a possibilidade, agora bem mais real, de seu cordel, que já foi reconhecida pela ONU como obra de grande relevância sociocultural, tendo sido traduzido pera o inglês, espanhol, e contar com uma versão em braile, poder chegar agora ao país inteiro, Tião disse com exclusividade ao blog: "Agora reconhecido pelo Governo Federal, desejo que a obra se torne ferramenta pedagógica, e que possa ser disponibilizada para toda a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher". Em março, a convite da Prefeitura Municipal, em data a ser definida, Tião Simpatia apresentará em Camocim, o Show "Mulher de Lei". 
Postado por Tadeu Nogueira às 11:10h