domingo, 1 de fevereiro de 2015

NA ESTRADA...COM ERASMO

Sempre gostei muito de geografia e história, e minha atração pelas belezas brasileiras se tornou ainda mais visceral quando fiz do mundo minha morada, contudo, vivemos em um país continental e muitos brasileiros perdem a oportunidade de conhecer as belezas e mistérios de nossa pátria mãe, para rodar por países que não têm metade de nossos atrativos.
Em 2010 estive em um fórum de segurança que reuniu representantes dos estados nordestinos e mais 15 cidades. As Prefeituras Municipais de Petrolina e Juazeiro foram as anfitriões do evento.
Ir do estado da Bahia a Pernambuco em 5 minutos, é surreal. De um lado, Pernambuco, do outro, Bahia. No meio, uma das maiores celebridades nacionais: o Rio São Francisco. Petrolina é rica e toda produzida, tem porte de pequena capital. Já Juazeiro tem a orla mais bonita, onde desponta a escultura do Nego d'Água. Pena que boa parte da beleza do centro histórico esteja escondida por placas e letreiros. A maior curiosidade da região é o Bodódromo de Petrolina, um reduto de restaurantes especializados em churrasco de carneiro.
O aeroporto de Petrolina é servido por voos diretos do Recife (Gol e Avianca), Salvador (Azul e Avianca) e Brasília (Avianca), conectados à malha dessas companhias. O aeroporto fica a 10 km da orla de Petrolina (12 km da orla de Juazeiro). O táxi funciona pelo taxímetro; conte em pagar R$ 35 a Petrolina e R$ 40 a Juazeiro. Já para os aventureiros que quiserem ir de carro, são quase 900 km de nossa capital Fortaleza. Não recomendo devido a grande incidência de roubos a motoristas.
Assim como muitos sulistas ficam impressionados quando conhecem o frio da serra em nosso estado, muitos amantes de bons vinhos ficam igualmente impressionados ao saberem que o Nordeste do país é capaz de produzir vinhos tão bons quanto os do Sul? Pois Petrolina, um oásis em pleno sertão por conta da proximidade com o Rio São Francisco, está ganhando fama por conta da produção e exportação da refinada bebida.
Petrolina não tem praia, mas as águas do Velho Chico garantem o lazer. Na "orla", a diversão é garantida por conta dos restaurantes, bares, sorveterias, pista de Cooper... Já na Ilha do Rodeadouro, nativos e turistas se encontram para praticar esportes nas areia claras e finas, passear de barco e curtir os bares e restaurantes que capricham nas receitas à base dos pescados do rio São Francisco, como o peixe assado na folha de bananeira. A ilha é acessível por barco e o transporte funciona 24 horas.
Durante os dias que ficamos nas cidades pude andar bastante, e como dica, vale muito a pena visitar o Museu do Sertão. São quatro galerias tomadas por móveis, armas de cangaceiros, documentos, fotos e objetos que contam a história de Petrolina e arredores. Também merece uma visita a Catedral do Sagrado Coração de Jesus - em estilo neogótico, reúne 57 belos vitrais franceses. Inclua no roteiro um passeio pela rua Barbosa Lima, também chamada de Petrolina Antiga, repleta de construções do século 20. Quase compro uma espingarda “réplica” de cangaceiros. Recomendo muito a viagem.
Erasmo Gomes