sexta-feira, 13 de março de 2015

MAJOR ARTUNANE: "EM UMA SEMANA DAREMOS JEITO NO MERCADO DE CAMOCIM"

EM ENTREVISTA, "BRADOCK" 
FALA DE TRÁFICO, 
PAREDÕES MACEIÓ
O Major Artunane Aguiar assumiu o comando da 3ªCIA/3ºBPM nesta quinta-feira (12), como antecipou em primeira mão o Camocim Online ainda na terça à noite. E assim como era esperado, já chegou falando abertamente sobre seus planos, e suas primeiras impressões nesse seu retorno. Em sua primeira entrevista já em solo Camocinense, concedida ao Folha de Camocim, do blogueiro Jonnes Costa, ele afirmou que encontrou uma companhia abandonada, no sentido amplo da palavra.
“...Encontrei uma tropa desmotivada. Uma tropa cuja faixa etária ultrapassa os 45 anos, ou seja, a minha idade, mas graças a Deus tenho muita saúde e vontade de trabalhar. E uma tropa que não cresceu, só fez diminuir com o decorrer do tempo. Mas a minha vinda pra cá foi pra enfrentar desafios. O comandante que vai para qualquer unidade operacional e passa problemas para o seu superior imediato, não tem experiência e maturidade para comandar. Eu tenho que administrar os problemas (...) trabalhar o aspecto dos recursos humanos, que é o mais importante. Se eu não tiver homens motivados, eu posso ter helicóptero, posso ter jet ski, eu posso ter viaturas de luxo, mas eu não tenho excelência no atendimento que é o que eu quero”, disse. 
Segundo ele, a primeira coisa que pediu à tropa foi: “por favor, não atendam ninguém baixando o vidro e falando de dentro da viatura, isso é um desrespeito muito grande, não só ao contribuinte, mas ao cidadão camocinense”.
Sobre parcerias: “Hoje eu tive a grata satisfação de encontrar-me com os magistrados e também a Promotoria. A PM pode muito, eu digo que a única instituição pública que está presente em todos os municípios, não só do estado do Ceará, mas do Brasil, chama-se Polícia Militar. (...) Nós aprendemos que não se pode fazer segurança pública sozinho. Muita gente tem a concepção que segurança pública se faz através de polícia na rua. Polícia na rua é só uma das etapas da segurança pública. Nós temos a segurança indireta, que inclusive, conversando com a prefeita Monica Aguiar, e fui muito bem recebido por sinal, ela me falou que está trabalhando para a cidade ser bastante iluminada, isso é segurança indireta.
O Major Artunane falou também sobre as primeiras ações que pretende executar:
“...Fiquei muito, mas muito triste quando cheguei à cidade, antes de ontem, por volta das 22:30h, e assim que eu entrei na cidade vi logo um paredão de som. Então eu acho um absurdo, porque além de tornar as pessoas que querem dormir reféns daquela música, geralmente muito “bate-estaca”, essas músicas de funk, que eu não tenho nada contra, mas vamos ter que respeitar o direito alheio. Também, depois que eu cheguei aqui, eu vi o mercado também com muitas reclamações, uma senhora que é amiga minha disse que não andava mais no mercado, porque pessoas de bem não andam mais lá, inclusive tem prostíbulo e boca de fumo dentro do mercado. 
Eu garanto pra você que em uma semana vai acabar esse negócio, porque a partir de amanhã, eu começo a trabalhar não só efetivamente com o serviço de investigação, estive até na delegacia conversando com Dr. Herbert, nós vamos trabalhar pesado identificando esses elementos. Aqueles que consomem drogas infelizmente são vítimas do tráfico, mas o traficante não tem perdão. Ele não quer saber se você vai morrer, se você vai ter sua saúde abalada, ele não vai estar preocupado com isso não, ele vai estar preocupado é com o lucro. E é um lucro nocivo, então esse é o meu alvo. 
Ainda segundo o oficial, já foi solicitado reforço para o feriado da Semana Santa, principalmente para os pontos turísticos. “A praia do Maceió, ela é típica em receber 40, 50 ônibus que eu já cheguei a testemunhar, de pessoas que vem da Serra da Ibiapaba, de Sobral, de outros estados como do Piauí, pessoas de bem que vem pra cá para desfrutar das belezas naturais que hoje tem um acesso maravilhoso. Então eu terei que colocar policiamento lá, e fazer um trabalho com excelência. Colocar ele (policiamento) lá motivado para que trabalhe bem para não acontecer do cidadão voltar ao seu ônibus e um infrator da lei chegue lá e leve suas coisas", disse.  
Confira e entrevista completa AQUI
Postado por Tadeu Nogueira às 07:22h
Com informações do Folha de Camocim / Foto: Tadeu Nogueira