quarta-feira, 4 de março de 2015

SAIBA COMO DECLARAR DESPESAS MÉDICAS NO IR

O contribuinte pode incluir no modelo completo de declaração de Imposto de Renda 2015 todos os gastos com saúde relacionados a tratamento próprio, de dependentes ou alimentandos, sem limite.
A regra vale somente para os que optarem pelo modelo completo, já que o simplificado prevê um desconto padrão de 20%, limitado a R$ 15.880,89, que substitui todas as deduções permitidas.
Apesar de ser ilimitado, o gasto com despesas médicas deve respeitar as regras do regulamento do IR. Pagamentos efetuados a médicos de qualquer especialidade, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e cirurgia plástica fazem parte da lista permitida pela Receita Federal.
Também podem ser incluídos os gastos com plano de saúde e hospitais, com exames de laboratório e serviços de radiologia, aparelhos ortopédicos e próteses dentárias. Por outro lado, ficam de fora os gastos com remédios e enfermeiros, a não ser que eles constem de conta emitida pelo hospital.
As despesas com saúde devem ser informadas na ficha Pagamentos Efetuados. Eventualmente, caso desconfie de alguma irregularidade, a Receita pode pedir a comprovação dos gastos realizados para tratamento médico. Sendo assim, é fundamental guardar todos os comprovantes, onde devem constar o nome, endereço e número do CPF ou do CNPJ de quem recebeu os pagamentos. 
Os comprovantes devem ser guardados por pelo menos cinco anos a partir da data da entrega. Se a declaração for retificada, guarde pelo prazo de cinco anos a contar da última retificação.
Essa notícia é um oferecimento de Nagel Excel - Contabilidade e Assessoria Empresarial. Curta AQUI a Fan Page da empresa.  Tels: (88) 3621-6910 / 9709-0937. 
Postado por Tadeu Nogueira às 10:03h
Com informações do UOL