quarta-feira, 22 de abril de 2015

CHUVA DE METEOROS SERÁ VISÍVEL NA MADRUGADA DESTA QUINTA EM CAMOCIM

Se você não costumar dormir cedo, poderá presenciar na madrugada desta quinta-feira (23) em Camocim, olhando para o céu na direção norte, ou seja, o mar, a primeira chuva de meteoros do ano. O fenômeno, chamado de apogeu das Lirídeas, segundo astrônomos, irá atingir seu ápice a partir das 03:00h, e terá seu ápice exatamente nas regiões Norte e Nordeste. Serão entre 15 e 20 meteoros por hora. 
O céu escuro facilitará a vista dos meteoros, pois a lua irá se pôr às 21:00h, já que está em fase crescente.  Os meteoros das Lirídeas são pedaços de gelo e poeira do cometa C/1861 Thatcher que entram na atmosfera a cerca de 50 quilômetros por segundo e se desintegram, tornando-se brilhantes. Todos os anos o fenômeno é visto no final de abril, quando a Terra passa pela "cauda" do cometa. 
A dica para melhorar a visibilidade é a seguinte: Fique longe do centro da cidade, onde a poluição luminosa é muito forte, provocada principalmente pelas luzes dos postes. Um bom local seria o Mirante das Barreiras, mas o horário não ajuda muito. Agora se você mora longe do centro, considere-se um privilegiado. Nesse caso é só aguardar e apreciar o espetáculo. 
Postado por Tadeu Nogueira às 17:00h