segunda-feira, 13 de abril de 2015

SÍNDROME DE PETER PAN

Com sua principal praça de esportes passando por uma reforma que começou e continua com o "freio de mão" puxado, Camocim amarga mais um ano fora do Campeonato Cearense de Futsal, modalidade que já deu, entre 2002 e 2003, dois títulos estaduais e outros dois norte-nordeste ao município, deixando a equipe entre as cinco melhores do país. 
Quando todos esperavam que a administração que chegou ao poder em 2005, fosse continuar o que estava dando certo, para crianças e adolescentes que conviviam com o ócio, à mercê das drogas, partiu a ordem para extinguir o time, e abandonar de vez o palco principal de sua ascensão. Cumpriu-se portanto a velha regra de desmanchar o que foi feito pelo adversário, mesmo sendo algo que estava sendo positivo.  
Foram 8 anos de total omissão. O ginásio se desmanchou aos poucos, como queria o gestor. Em 2013, já sob nova gestão, a promessa foi que o Futsal seria resgatado, o ginásio seria reformado, e a juventude teria novamente do que se orgulhar. Dois anos se passaram, e somente em novembro do ano passado, as obras começaram, tudo em ritmo lento, beirando o amadorismo. A cidade já vive o mês de abril de 2015, penúltimo ano de mandato da atual gestão, os torneios tiveram início, e os atletas da terra continuam buscando oportunidades em outras terras. 
Enquanto isso, os jovens que ficam, tentam buscar na lembrança, ou através de informações dos mais velhos, como era o tempo em que Camocim respirava esporte, lotava quadras país afora, cativava fãs, e divulgava de forma positiva o município de norte a sul do Brasil. Como se não bastasse tudo isso, nas redes sociais, o ginásio virou uma espécie de forma de captação de votos, um joguete apenas, nas mãos de pessoas que desejam, ou voltar ao poder, ou experimentar dele pela primeira vez, sob o velho e "batido" pretexto de estarem lutando em prol do povo. Até quando viveremos sob a síndrome de Peter Pan? 
Postado por Tadeu Nogueira às 13:17h
Foto: Tadeu Nogueira