quinta-feira, 28 de maio de 2015

CÂMARA DERRUBA REELEIÇÃO PARA PRESIDENTE, GOVERNADOR E PREFEITO

PROPOSTA AINDA SERÁ 
VOTADA EM SEGUNDO TURNO
Com o apoio de governistas e da oposição, o plenário da Câmara aprovou ontem à noite, em 1º turno, proposta de emenda à Constituição que acaba com a reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos. Foram 452 votos a favor e 19 contra, além de 1 abstenção. A medida tem que ser aprovada ainda em 2º turno e, após isso, segue para o Senado, onde também precisa do apoio mínimo de 60% dos parlamentares. 
Se entrar em vigor, a medida valerá para os prefeitos eleitos em 2016 e para o presidente e governadores eleitos em 2018. Ou seja, quem se elegeu em 2012 e 2014 e não está cumprindo o 2º mandato seguido ainda pode tentar a reeleição em 2016 ou 2018. Hoje, a Câmara deve votar a proposta de ampliar os mandatos de 4 para 5 anos. A Câmara também vota hoje a proposta de unificação das eleições em um ano só. 
Lá vou eu: Vez por outra os parlamentares deste país desigual fazem algo em prol da coletividade. Particularmente, sou contra a reeleição em todos os níveis. Em Camocim, por exemplo, tem vereador que nunca enfiou um "prego numa barra de sabão", foi eleito graças à herança política (leia-se curral eleitoral) que recebeu da oligarquia a qual pertence, e se deixar de ser vereador, vai ter que, primeiro estudar, depois se qualificar para ter seu primeiro emprego. Enquanto isso o Camocinense continua trabalhando para pagar todos os meses, ano após ano, um elemento dessa estirpe. É de parasitas assim que o país precisa se livrar, a começar pela vereança. 
Postado por Tadeu Nogueira às 09:00h
Com informações de Montes Claros