terça-feira, 12 de maio de 2015

FINANCIAL TIMES: "CRISE JÁ AFETA A CLASSE MÉDIA NO BRASIL"

A nova classe C do Brasil está em uma encruzilhada. Depois de comemorar os avanços econômicos que a permitiram deixar a pobreza para trás, essa parcela da população está frustrada com as limitações desse novo status, que está mais ligado ao consumo. “Além de máquinas de lavar, eles também querem melhor educação, hospitais e serviços públicos'', diz uma reportagem publicada pelo jornal britânico de economia “Financial Times''.
O texto faz parte de um caderno especial de quatro páginas sobre o Brasil, publicado nesta terça-feira (12). A edição começa falando sobre os problemas políticos que o governo vem enfrentando por conta dos escândalos de corrupção na Petrobras, fala sobre a perspectiva de encolhimento do PIB neste ano e sobre os cenários possíveis para o futuro do país.
Um dos textos com destaque é o que fala sobre a situação precária da classe média brasileira, que, segundo o jornal, está perdendo forças. “Sinais de uma 'reversão da classe média' já são aparentes'', diz, citando dados sobre o aumento da população que vive em situação de pobreza no país. Enquanto o Brasil estava “em alta'', com reportagens internacionais que destacavam os avanços políticos e econômicos do país, a ascensão da classe média era sempre mencionada como um dos exemplos do que dava certo no país. 
A “encruzilhada'' citada pelo jornal reflete a realidade de milhões de brasileiros em uma situação de crise, e reflete também a forma como a imagem internacional do Brasil está passando por mudanças, enquanto a mídia internacional assume uma postura muito mais crítica em relação ao país.
Postado por Tadeu Nogueira às 13:00h
Com informações do UOL