sábado, 30 de maio de 2015

SENADO APROVA INCLUSÃO DE CAMOCIM E GRANJA NA REGIÃO SEMIÁRIDA

NA ZONA NORTE, A LISTA INCLUI BARROQUINHA, 
CHAVAL, MARTINÓPOLE, SENADOR SÁ E URUOCA
O Senado aprovou nesta quinta-feira (28) a inclusão de Camocim e outros 31 municípios do Ceará na região semiárida reconhecida pelo governo federal. A proposta foi incluída no texto da Medida Provisória 668, aprovada pelo plenário e encaminhada à sanção da presidente da República, Dilma Rousseff.
Com o redimensionamento, Camocim terá acesso à políticas públicas e financiamentos governamentais diferenciados, compatíveis com a real situação hídrica local. A cidade também terá prioridade no acesso a recursos do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE).
A necessidade do redimensionamento está justificada em estudo científico que o senador José Pimentel apresentou ao ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, no dia 11 de maio. O documento foi elaborado, em 2011, pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural (CEDR) e pela Câmara Técnica de Convivência com o Semiárido, órgãos do governo do estado. O texto informa que os 32 municípios apresentam os parâmetros técnicos de uma região semiárida: média anual de chuva inferior a 800 milímetros, alto índice de aridez e risco de seca superior a 60%. Além de Camocim, na zona norte serão incluídos os seguintes municípios: Barroquinha, Chaval, Granja, Martinópole, Moraújo, Senador Sá e Uruoca.
Postado por Tadeu Nogueira às 08:03h