terça-feira, 30 de junho de 2015

EM CAMOCIM, MANOBRA DE BOTE DURANTE PROCISSÃO QUASE TERMINA EM TRAGÉDIA

Durante a procissão marítima de São Pedro, realizada no final da tarde desta segunda-feira (29), no Rio Coreaú, na cidade de Camocim, a embarcação tipo Bote (Bastardo), "Lory Pesca Mar", realizou uma manobra indevida e imprudente, que poderia ter causado uma tragédia sem precedentes na história da navegação local. 
Em meio a vários barcos e canoas, o mestre do Bastardo, sem nenhum tipo de aviso, virou a estibordo (direita), entrando na rota de um barco a motor, obrigando seu condutor a colocar máquinas à ré. 
Apesar do procedimento de emergência, o choque foi inevitável. O bastardo estava lotado. O barco a motor nem tanto, o que pode ter contribuído para que a ré tenha ocorrido com mais rapidez, evitando assim, danos materiais e humanos. 
Bem perto das duas embarcações estava um bote com dois marinheiros a bordo. A situação gerou um princípio de pânico nos ocupantes, não apenas das embarcações envolvidas, mas de todas que estavam por perto. O medo do pior chegou até mesmo ao público que acompanhava a procissão a partir do calçadão da orla.   
O Bote Lory Pesca Mar foi autuado pela Agência da Capitania dos Portos de Camocim, baseado no Regulamento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário. O mestre infringiu o artigo 23 da lei. Ele terá um prazo para apresentar sua defesa, podendo recorrer da multa, que pode chegar a quase R$ 4 mil reais. Na foto, tirada pelo nosso Fotógrafo Vando Arcanjo, podemos conferir o momento exato em que o bote entra na rota de navegação do barco a motor. 
Postado por Tadeu Nogueira às 11:12h
Foto:  Vando Arcanjo