terça-feira, 7 de julho de 2015

CAMOCIM: DOCUMENTÁRIO "BOTES BASTARDOS" CONTARÁ VIDA DO MESTRE ELIAS

Neste mês de julho, com direção de Pedro Cela e Fotografia de Eduardo Cunha, será filmado em Camocim, um documentário sobre a construção de botes artesanais.
O documentário “Botes Bastardos” é sobre o mestre carpinteiro Chico Elias, um dos mais conhecidos e respeitados carpinteiro construtor de botes bastardos de Camocim. A denominação do bote significa pequeno barco equipado com velas triangulares, conhecida como velas latinas (a vela latina foi criação árabe para a navegação no Oceano Índico). Tais botes, denominados Bastardos, são tidos por estudiosos como o barco a vela latina mais antigo do mundo em atividade. O feitio artesanal dos Bastardos não é uma técnica desenvolvida em instituições de ensino formal, e sim um saber empírico transmitido de geração a geração pela oralidade e por “ver e fazer.” 
O projeto “Botes Bastardos” pretende examinar a memória do mestre carpinteiro como o assunto principal. A narrativa do filme se dá a partir da observação do dia-a-dia de mestre Elias durante seu trabalho de construção do bote e através de conversas com pessoas que o conhecem.
Postado por Tadeu Nogueira às 08:12h
Com informações dos Sites Vermelho / 202B
Foto: Vando Arcanjo