Pilotar helicóptero, salvar vidas, perseguir criminosos. Uma rotina bastante cheia de emoção. Porém, são poucas as mulheres desempenhando tal função. Na Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a tenente Lívia Marinho de Carvalho Galvão representa o sexo feminino com muita paixão pelo que faz, como a única mulher piloto das forças de segurança do Estado do Ceará.
Dividindo as tarefas com os cuidados com a recém-nascida filha Pietra, Lívia almeja alçar voos cada vez mais altos dentro da Coordenadoria.
- Lívia, conte um pouco sobre o seu início na Polícia Militar.
Ten. Lívia: Para ingressar na Polícia Militar passamos por Concurso Público, com provas teóricas, práticas, psicológicas e, com a admissão, passamos por um curso preparatório de três anos, em que entramos como cadetes. Entrei em 2006 e, seis meses após a posse, fui promovida a tenente. Conheci a Ciopaer durante a Academia, me interessei, me apaixonei pelas aeronaves. Eu já havia voado de avião, mas de helicóptero e pilotando, não. Fiz os cursos obrigatórios para pilotar e hoje estou aqui, como co-piloto da Ciopaer, e trabalho também administrativamente junto com a escala de voo.
- Como as pessoas reagem por você, uma mulher, exercer uma profissão em sua maioria desempenhada por homens?
Ten. Lívia: Particularmente, sou orgulhosa de mim mesma por estar aqui, exercendo algo que me agrada. Na parte familiar, todos têm admiração. E a população também vê com bons olhos porque não é comum. Eu sou a única na Ciopaer. Nas cidades onde vamos, quando pousamos, as pessoas se admiram por ser uma mulher.
Continue lendo a entrevista AQUI.
Postado por Tadeu Nogueira às 16:25h
Com informações do Governo do Ceará