quarta-feira, 1 de julho de 2015

CONHEÇA A ÚNICA MULHER PILOTO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA DO CEARÁ

Pilotar helicóptero, salvar vidas, perseguir criminosos. Uma rotina bastante cheia de emoção. Porém, são poucas as  mulheres desempenhando tal função. Na Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a tenente Lívia Marinho de Carvalho Galvão representa o sexo feminino com muita paixão pelo que faz, como a única mulher piloto das  forças de segurança do Estado do Ceará. 
Dividindo as tarefas com os cuidados com a recém-nascida filha Pietra, Lívia almeja alçar voos cada vez mais altos dentro  da Coordenadoria.

- Lívia, conte um pouco sobre o seu início na Polícia Militar.
Ten. Lívia: Para ingressar na Polícia Militar passamos por Concurso Público, com provas teóricas, práticas, psicológicas e,  com a admissão, passamos por um curso preparatório de três anos, em que entramos como cadetes. Entrei em 2006 e,  seis meses após a posse, fui promovida a tenente. Conheci a Ciopaer durante a Academia, me interessei, me apaixonei pelas aeronaves. Eu já havia voado de avião, mas de helicóptero e pilotando, não. Fiz os cursos obrigatórios para pilotar e  hoje estou aqui, como co-piloto da Ciopaer, e trabalho também administrativamente junto com a escala de voo.

- Como as pessoas reagem por você, uma mulher, exercer uma profissão em sua maioria desempenhada por  homens?
Ten. Lívia: Particularmente, sou orgulhosa de mim mesma por estar aqui, exercendo algo que me agrada. Na parte familiar,  todos têm admiração. E a população também vê com bons olhos porque não é comum. Eu sou a única na Ciopaer. Nas cidades  onde vamos, quando pousamos, as pessoas se admiram por ser uma mulher.
Continue lendo a entrevista AQUI
Postado por Tadeu Nogueira às 16:25h
Com informações do Governo do Ceará