terça-feira, 7 de julho de 2015

EM CAMOCIM, RUA FECHADA TODO FIM DE SEMANA GERA REVOLTA EM MORADORES

Em Camocim, diversos moradores dos Bairros Boa Esperança e Cohab enviaram relatos e fotos ao blog, denunciando uma situação que está se tornando insustentável. 
Segundo eles, nos finais de semana, na sexta, sábado ou domingo, algumas vezes durante os 3 dias, sempre a partir das 20:00h, a Rua Esperantina, um dos principais corredores de trânsito daquela área, é totalmente fechada com cavaletes nos cruzamentos com a Rua Vanderilo Torquato e Rua Niterói. A ação é feita por donos de bares, que usam como desculpa a necessidade de mais espaço para colocar mesas no calçamento. Após interditar a rua, isso todo final de semana, o som alto impera até aproximadamente 05:00h da manhã do dia seguinte. Além da poluição sonora, os moradores reclamam que só podem chegar em casa de carro ou moto, após o fechamento da rua, se utilizarem a perigosa Rua do Tapete Verde, ou então dando uma volta enorme, pegando a Rua Rita Aguiar. E como se não bastasse esse risco, brigas e confusões são constantes, levando medo aos que querem e têm o direito de descansar após uma semana longa de trabalho. 
"Não sou contra os bares faturarem com eventos que fechem uma rua, mas todo final de semana? A rua fechada tira nosso direito de ir e vir, as brigas deixam as famílias tensas, sob medo durante uma noite inteira. Se os bares têm direito a isso, então onde estão nossos direitos?", disse um morador ao blog. Uma das fotos enviadas mostra que os cavaletes pertencem à Guarda Municipal. O mais curioso é que na foto, ele é visto dentro de um dos bares que fecham a rua. Segundo os moradores, o cavalete nem sai mais de lá, já fica a semana toda. "Ele poderia ser usado em algo necessário, mas não, fica a semana inteira dentro de um bar", disse outro morador. 
Sobre a presença da polícia no local, os denunciantes afirmam que é constante, pois confusão é que não falta. "O bairro já não é muito calmo, aí surge mais essa para tirar de vez a paz de quem paga altos impostos para ter direito ao mínimo de segurança", completou o morador. Para se ter uma ideia de como essas festas em via pública, consentidas pelas autoridades, com direito a "cavaletes personalizados", estão causando prejuízos de todas as formas aos moradores da área, algumas casas na rua que fica interditada, já estão com placa de venda. 
Postado por Tadeu Nogueira às 09:26h