segunda-feira, 27 de julho de 2015

IGREJA MATRIZ DE CAMOCIM COMPLETA 102 ANOS NESTA SEGUNDA

O mês de julho do ano de 1913 em Camocim foi deveras agitado, notadamente para o povo católico. Naquele mês, a cidade finalmente encheu-se de júbilo pelo soerguimento do templo em homenagem a Bom Jesus dos Navegantes. Finalmente, a ação do então Padre  José Augusto da Silva chegara a bom termo, após à tentativa anterior de construção da nossa Igreja Matriz ter sido infrutífera, pela ação do tempo e dos homens. 
Com planta arquitetônica elaborada pelo Dr. José Privat, à época engenheiro da Estrada de Ferro de Sobral, a nossa atual Igreja Matriz começava a tomar forma. O dia 27 de julho de 1913, portanto,  foi um grande marco dessa realização, com a solenidade das bênçãos da então capela da chamada Igreja Nova, consagrada ao nosso padroeiro. O jornal "O Nortista", de 7 de setembro de 1913, na coluna "Os Municípios", trouxe a notícia:
Camocim
O mez de julho, foi para nós, um mez cheio:
Á 27 = bênção da capella da Igreja nova, cuja festa foi a maior e mais sollene que tivemos este anno, quiçá uma das mais deslumbrantes que tem havido em Camocim nestes últimos tempos.
A bênção da capella foi feita pelo nosso vigário Pe. José Augusto da Silva.
Celebrou a missa principal, que foi cantada, o Revmo. Dr. Tupinambá da Frota, acolytado pelos Revmos. Dr. Aureliano Mota, digníssimo vigario de Ipú e Revdmo. V. Martins da Costa, muito digno vigario da visinha cidade de Granja. Fez o sermão allusivo a sollenidade, o Revmo. Aureliano Mota, que dissertou brilhantemente sobre o '"templo catholico".
A festa esteve muito sollene e concorridíssima, pena é que não houvesse uma penna que a descrevesse... À noite houve leilão em benefício da continuidade das obras da matriz, cuja parte exterior da mesma ainda está por acabar.
Até o nosso "Gabinete de Leitura" commemorou, si bem que intimamente, esse grande dia, que foi de regosijo geral para todos os camocinenses.
Portanto, exatamente nesta segunda-feira, 27 de julho de 2015, nossa Igreja Matriz comemorará 102 anos da bênção de suas instalações. Comemoremos, pois. 
Postado por Carlos Augusto P. dos Santos às 11:15h
Fonte: Jornal O Nortista, 07 de setembro de 1913, Anno II, nº 48, p.2.