quarta-feira, 29 de julho de 2015

ONG SÃO FRANCISCO RESGATA CIDADANIA DE JOVENS EM CAMOCIM

O Bairro Brasília é um dos mais populosos de Camocim, e um dos que mais chama a atenção quando o assunto é situação de risco para jovens, com idades entre 12 e 18 anos. Eles são quase 12 mil, e ficam expostos a todo tipo de violência. Foi justamente por isso que, há 8 anos, enquanto fazia um levantamento social, o médico Ismael Gomes Pinheiro resolveu tomar uma iniciativa: trabalhar para mudar o futuro dos jovens.
A pesquisa, com 700 adolescentes, mostrou que a gravidez precoce tinha índices elevados; que 68% daqueles jovens entrevistados tinham sido abordados por traficantes, e 13,6% deles já eram usuários de algum tipo de droga. Para minimizar esse impacto negativo e driblar a falta de ações públicas eficazes para a juventude, Ismael resolveu criar a ONG São Francisco.
Por mês, cerca de 400 adolescentes são atendidos por algum projeto ou ação social que ocupa o tempo, tira meninos e meninas da rua, ensina algum tipo de atividade, profissionaliza e ressocializa os grupos dentro da própria comunidade em que estão inseridos.
A área de abrangência é grande. Ao todo, quatro bairros são assistidos pela ONG, que trabalha com a prevenção. "Nós temos esse retorno das próprias famílias, que relatam a mudança no tratamento dentro de casa; na escola, com a frequência e as notas. Isso já é bastante gratificante", garante Ismael Pinheiro.
A ONG São Francisco sobrevive dos projetos que mantém, de doações e voluntariado, com equipe de coordenadores, assistente social, psicólogo e monitores. Os projetos são divididos em Cultura: com biblioteca e videoteca, aulas de canto e coral, violão e teclado, e grupos de dança; Esporte, com artes marciais, futsal, vôlei, e handebol; Educação Profissional, que oferece cursos de confecção de vassouras de garrafa PET, serigrafia, informática e aprendizagem em serviço de escritório; além da parte de Geração de Renda, com fabricação de vassouras e de camisas. No setor de Ações, são feitos trabalhos de coleta de lixo reciclável em parceria com a Coelce (Ecoelce), e entrega de sopão às quartas-feiras, outra parceria com um supermercado local.
Esporte, capacitação e formação profissional são os principais temas desenvolvidos pela ONG São Francisco que, por meio do apoio de entidades e órgãos públicos, já formou grupos de jovens em profissões das mais variadas, como bombeiro hidráulico, culinarista, eletricista, costureiras, cabeleireiras e diversas outras, que têm forte apelo de mercado.
E o mais interessante é que, quem passa por lá, acaba voltando para contribuir ou mesmo retribuir a atenção a eles dispensada no passado. Ray Fontenele, de 20 anos, ajuda o grupo junino de 36 jovens, e conta com emoção o que aprendeu ao entrar na ONG. "Eu cheguei com 18 anos. A primeira coisa que mudou na minha vida foi a autoestima. Minha relação em casa, desde o dia que comecei na ONG, tem sido outra. Não tem como passar por aqui e não querer ajudar de alguma forma", afirmou o jovem, enquanto orientava algumas crianças na aula de informática. 
Postado por Tadeu Nogueira às 10:40h
Com informações e Foto do DN