quarta-feira, 2 de setembro de 2015

CAMOCIM 136 ANOS: AS NOSSAS CRIANÇAS NA REVISTA TICO-TICO

A mídia sempre foi fascinante, independente do tempo e do espaço. Ter seu nome nela de forma positiva é um colírio para os olhos e uma massagem no ego. Em tempos de blogosfera aparecer neste ou naquele blog é sinal de status, que o diga quem vez por outra é matéria do Camocim Online. Mas, voltando ao nosso assunto, trazemos um pouco da mídia de outrora. 
Deste modo, aparecer num veículo do quilate da Revista Tico-Tico do Rio de Janeiro era a glória. É o que parece ter acontecido com os pais e as crianças camocinenses que vez por outra eram retratadas na seção "Os Nossos Amiguinhos", da primeira revista brasileira voltada para o público infantil, que circulou entre 1905 e 1962, trazendo "passatempos, mapas educativos, literatura juvenil e informações sobre história, ciência, artes, geografia e civismo". 
Naquela época as relações econômicas, sociais e políticas de nossa cidade eram travadas mais com o Rio de Janeiro do que Fortaleza, o que explica a referência à nossa cidade em jornais e revistas cariocas. Na edição 398 de 1913, a Revista Tico-Tico estampa a foto de Carlos Cavalcante, filho do Sr. Walmory Cavalcante. Já no ano de 1926, edição 10, p.88 (foto acima), são apresentadas as crianças Aldenora Ximenes de Mello e Tobias Monteiro, representantes de famílias importantes do Camocim de outrora. Para saber mais sobre fatos históricos de nossa cidade, acesse AQUI o nosso Blog Camocim Pote de Histórias.
Postado por Carlos Augusto P. dos Santos às 17:27h