quinta-feira, 10 de setembro de 2015

CAMOCIM ONLINE ALERTA SOBRE SUICÍDIO NESTE DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO

O dia 10 de setembro é a data escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como o Dia de Prevenção ao Suicídio.  De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria e o Conselho Federal de Medicina, a principal orientação para descobrir se a pessoa tem pensamentos suicidas é conversar sobre o assunto. Ao contrário do que muitos pensam, falar sobre suicídio não irá estimular a realização da ação, mas sim estabelecer um vínculo e abordar o tema gradualmente, fazendo com que a pessoa se sinta compreendida, além de aliviar a angústia e a tensão que esses pensamentos trazem. 
O apoio emocional e o foco nos aspectos positivos da vida, com a lembrança de problemas anteriores que foram resolvidos, são formas de motivação e auxílio à pessoa em risco. Se não houver melhoras com ações como essa, é importante o encaminhamento a um profissional de saúde mental. 
Os principais fatores de risco são transtornos mentais e histórico de tentativas de suicídio. Psiquiatras alertam que é importante ficar atento a familiares ou amigos com comportamento retraído e dificuldade de sociabilização, doença psiquiátrica, alcoolismo, ansiedade, mudança de personalidade, histórico familiar de suicídio, mudança de hábito alimentar ou de sono, tentativa de suicídio anterior, perda recente importante, doença física crônica, menções repetidas sobre morte, sentimentos de solidão, entre outros. 
Dependentes do álcool também fazem parte do público de risco, pois aumenta a impulsividade e, consequentemente, a possibilidade de atentar contra a própria vida. Transtornos de personalidade e bipolaridade também são distúrbios com altas taxas de suicídio. 
Em Camocim, o número de suicídios envolvendo jovens chega a impressionar. Quase todos ocorreram nos dois últimos anos, por enforcamento. Até o fechamento dessa matéria, não recebemos nenhuma nota da Secretaria Municipal de Saúde, informando sobre alguma ação que tenha sido desenvolvida hoje, relacionada ao tema. 
Postado por Tadeu Nogueira às 16:12h 
Com informações da CBN