sábado, 5 de setembro de 2015

NAVIO DA MARINHA BRASILEIRA RESGATA IMIGRANTES NO MEDITERRÂNEO

A Corveta Barroso, da Marinha do Brasil, resgatou 220 pessoas – entre elas 94 mulheres, 37 crianças e 4 bebês de colo – de uma embarcação com imigrantes que corria risco de afundar no Mar Mediterrâneo nesta sexta-feira (4). Por volta das 18h30 na Itália (13h30 no horário de Brasília), o navio, que seguia para Beirute (Líbano) e estava a 170 milhas da costa da Sicília (Itália), recebeu um comunicado do Centro de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) italiano. O alerta era de que uma embarcação com 400 imigrantes, com destino à Europa, poderia naufragar a cerca de 150 milhas do Peloponeso (Grécia). Em uma hora, a corveta brasileira chegou ao local.
Além do navio da Marinha, dois Navios-Patrulha italianos de pequeno porte participaram da ação. Como as embarcações italianas não poderiam abrigar todos os imigrantes, coube aos brasileiros o transporte para o porto italiano de Catânia. O resgate ocorreu já pela noite, mas o mar estava calmo, facilitando a operação, segundo comunicado da Marinha.
A Corveta Barroso deixou o Rio de Janeiro em 8 de agosto, com 191 militares a bordo, e substituirá a Fragata União em missão das Nações Unidas no Líbano. A corveta, com 103,5 metros de comprimento e 2.400 toneladas, tem autonomia para 30 dias.
Lá vou eu: Vindo da nossa Marinha, não seria diferente a atitude. Bravo Zulu. 
Postado por Tadeu Nogueira às 11:17h
Com informações da Revista Época