quinta-feira, 29 de outubro de 2015

DEU NA BBC: BRASIL É DENUNCIADO À OEA POR VIOLÊNCIA CONTRA JORNALISTAS

CASO GLEYDSON ESTAMPA 
A MANCHETE DO SITE INGLÊS
Uma extensa reportagem produzida pelo Jornalista Thiago Guimarães, da BBC Brasil em Londres, cujo tema é a violência contra jornalistas, foi publicada nesta quarta-feira (29) no Site da BBC, um dos mais prestigiados do mundo. A execução fria e covarde do Jornalista Gleydson Carvalho, até hoje não esclarecida, é destaque e capa da matéria. Segue abaixo a publicação: 
No último dia 6 de agosto, um radialista foi morto a tiros enquanto apresentava um programa em Camocim, no Ceará. O relógio da Liberdade FM marcava 12h40. Um homem rendeu a recepcionista e outro mandou o operador de áudio se abaixar. Gleydson Carvalho levou três tiros, um deles na cabeça.
A investigação apontou envolvimento de sete pessoas no crime - entre elas o tio e o sobrinho do prefeito de uma cidade vizinha. Conhecido pelas denúncias e cobranças contra políticos da região, Gleydson morreu por "falar demais".
O caso de Gleydson não é isolado. De 2012 a 2014, houve 87 graves violações contra comunicadores no Brasil - 14 assassinatos, 18 tentativas de homicídio, 51 ameaças de morte e quatro sequestros. E em 74% dos casos há indícios de participação de agentes do Estado: policiais, políticos ou agentes públicos, aponta levantamento da associação Artigo 19, braço brasileiro de organização pró-liberdade de expressão sediada em Londres.
A violência continua em 2015. Apenas no primeiro semestre, um jornalista e três radialistas já foram mortos em decorrência de sua atividade profissional, e investiga-se a relação com a profissão em outros três homicídios.
A gravidade do cenário levou o Estado brasileiro a ser denunciado, na última sexta-feira, na CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos), órgão ligado à OEA (Organização dos Estados Americanos). Continue lendo AQUI, no Site da BBC. 
Postado por Tadeu Nogueira às 15:00h