quinta-feira, 8 de outubro de 2015

ESTUDO RELACIONA ALTURA COM MAIOR RISCO DE CÂNCER

Um novo estudo sugere que o quanto mais alta é uma pessoa, maior o risco de ela desenvolver câncer de pele e mama, além de outros tumores. A pesquisa, do instituto sueco Karolinska, em Estocolmo, indica que para cada 10 centímetros de altura em um adulto, o risco do surgimento de um câncer é 18% maior em mulher e 11% em homens.
A pesquisadora Emelie Benyi, que conduziu o estudo sueco, disse que os resultados podem ajudar a identificar fatores de risco e levar ao desenvolvimento de novos tratamentos. Segundo ela, são necessários mais estudos para entender a relação entre altura e câncer, mas há várias possíveis explicações.
A primeira delas é que pessoas mais altas têm mais células - e mutações nas células estão na raiz da formação de tumores. Essas pessoas também têm maior probabilidade de terem sido expostas a doses mais altas de hormônios de crescimento durante a adolescência, que poderia ser um gatilho para o câncer.
Outra razão seria a de que indivíduos mais altos comem mais, e estudos prévios mostraram que um maior consumo de calorias também pode ter relação com o câncer.
Postado por Tadeu Nogueira às 07:15h
Com informações da BBC