quarta-feira, 21 de outubro de 2015

UVC REALIZARÁ ENCONTRO NACIONAL DE LEGISLATIVOS MUNICIPAIS EM FORTALEZA

Começa nesta quinta-feira (22), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, o Encontro Nacional de Legislativos Municipais. Na pauta, haverá discussões em torno do novo pacto federativo, reforma política e o uso do marketing na política. A iniciativa é da União dos Vereadores do Ceará (UVC), que tem como presidente o vereador por Camocim, César Veras (foto), e a expectativa é reunir até 400 participantes.  
Para a UVC, o evento ocorre num momento em que há uma renovação de novas lideranças políticas nas câmaras municipais, que entendem a necessidade de fortalecer ainda mais o poder de liderança política em cada localidade.
Para o diretor da entidade, Guto Mota, a ideia de realizar o encontro dos legislativos foi do presidente César Veras, acompanhando uma tendência de outros estados brasileiros, que buscam maneiras e mecanismos para melhor dotar de informações os vereadores municipais.
Com isso, o encontro de Fortaleza vai reunir painéis, oficinas e palestras que ofereceram mais esclarecimentos sobre a forma de legislar, que é a missão do vereador em suas cidades.
Um dos pontos importantes que permeará os debates será a eleições de 2016, quando os poderes executivos e legislativos dos municípios terão que apresentar novos programas e projetos para a sociedade, em meio à crise econômica que o país atravessa. Segundo Hugo Mota, novas posturas e condutas políticas serão importantes não apenas para fortalecer a credibilidade do vereador, mas também para se prestar melhor serviço para as populações.
Para o encontro foram convidados, dentre outras autoridades, o governador Camilo Santana. Na ocasião, deverá ser anunciada a nova sede da UVC, que passará a funcionar num prédio doado pelo governo do Estado, no bairro de Fátima.
Atualmente, a UVC atua num prédio alugado, localizado no bairro do Dionísio Torres. Com a mudança a nova diretoria da instituição espera poder reunir mais atividades em prol da categoria, que apresenta demandas importantes para o bom exercício de suas atividades.
Dentre as atividades oferecidas, está a Escola Legislativa que já funciona na sede provisória do bairro Dionísio Torres. A expectativa é que cada vez mais parlamentares possam ser capacitados entre os diversos cursos oferecidos. A iniciativa é também uma realização da Prática Eventos. A diretora técnica Ana Cristina Rodrigues lembra que se trata de encontro que se encontra na 13ª edição e, finalmente, chega ao Ceará, para atender demandas locais de capacitação e qualificação das lideranças. 
O encontro contará ainda com a presença do presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), Gilson Conzatti. São parceiros ainda a Câmara Municipal de Fortaleza, Prefeitura de Fortaleza, Assembleia Legislativa do Estado, Governo do Estado, e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
Postado por Tadeu Nogueira às 06:00h
Com informações do DN