quinta-feira, 5 de novembro de 2015

DESATIVAÇÃO DE BONDINHO AFETA ECONOMIA DE UBAJARA

De acordo com a Coluna Vertical, do Jornalista Eliomar de Lima, há seis meses uma das atrações turísticas da Serra da Ibiapaba está desativada: o bondinho da gruta do Parque Nacional de Ubajara. Em consequência disso, sumiram os visitantes e muitos comerciantes e pousadas da região entraram em crise. 
O governo estadual desativou o equipamento justificando questões de segurança. Prometeu fazer uma licitação para proporcionar completa recuperação do bondinho. Tudo, no entanto, continua travado. A Setur diz que o restauro é complexo “pois envolve um equipamento muito específico e espera concluir a licitação em até 60 dias.” Terminada a licitação, o prazo é de seis meses para consertos. Um lenitivo: quando o bondinho for reativado, a taxa do passeio deve permanecer a mesma (R$ 8). Vamos aguardar sentados nessa estação.
Lá vou eu: Falei hoje com o responsável pela Pousada da Neblina, uma das mais frequentadas de Ubajara. Na rápida conversa, fomos informados que a falta do bondinho refletiu numa queda de 40% da ocupação, até porque, como agravante, rios e cachoeiras estão sem água. Lembrando que as trilhas a pé continuam funcionando no Parque Nacional. Pelo menos isso não foi atingido. De resto, o prejuízo está sendo enorme. 
Postado por Tadeu Nogueira às 10:04h