. CAMOCIM ONLINE: DN DESTACA CAMOCIM EM RANKING NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO
E-mail tadnogueira@hotmail.com
Telefones (88) 99603-4531 (88) 98814-0779
Endereço Rua Zeferino Veras, 301 - Centro Camocim - Ceará - Brasil CEP 62.400-000

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

DN DESTACA CAMOCIM EM RANKING NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO

O ranking das 50 pequenas cidades brasileiras que apresentam melhor desenvolvimento econômico apresenta os municípios de Camocim (10ª), Eusébio (19ª), Trairi (21ª), Aquiraz (40ª), Barbalha (44ª), e Russas (45ª), como as cinco cidades cearenses a pontuarem na pesquisa, que as apontam como “as melhores cidades do Brasil para fazer negócios”. 
O estudo foi produzido pela consultoria Urban Systems, empresa especializada em análise de dados demográficos em mapas digitais para dimensionamento e levantamento de tendências em mercados e cidades. Paulínea, em São Paulo, ficou em primeiro lugar. 
A análise foi produzida a partir de dados de 348 cidades com população entre 50.000 e 100.000 habitantes, enquadradas no conceito de “média-pequena”. Municípios desse porte, segundo os dados da empresa, são responsáveis por 10% de tudo o que é produzido no País, além de concentrarem 11% das empresas e 12% da população. 
Ter proximidade com grandes municípios ou regiões metropolitanas tem contribuído para o perfil parecido dessas cidades, no que se refere ao grau de desenvolvimento, aponta a pesquisa, que atribuiu, ainda, a esses resultados positivos, a existência de chamadas “âncoras de desenvolvimento”, ou seja, um setor econômico já bastante desenvolvido, que serve como base para a expansão de outros setores e para a população em geral, diversificando as oportunidades e criando novas estratégias de reação aos momentos de crise. Afora, as cidades localizadas na Região Metropolitana de Fortaleza, o grande destaque foi Camocim. Ocupando a 10ª posição. 
A cidade, com cerca de 61.900 habitantes (IBGE-2013), tem no turismo um forte atrativo no que se refere à geração de renda. O Município faz parte da Rota das Emoções, passeio de ecoturismo que liga os Estados do Ceará, Piauí e Maranhão e figura entre os municípios desse itinerário que oferecem mais opções ao turismo de aventura e esportes ao ar livre. Leia mais no DN (AQUI). 
Postado por Tadeu Nogueira às 11:05h
Com informações do DN / Foto: Alberto Guilhon 

0 comentários: