domingo, 1 de novembro de 2015

MANTER CONTATO PESSOAL COM AMIGOS REDUZ RISCO DE DEPRESSÃO

Pessoas que encontram amigos e familiares pessoalmente pelo menos três vezes por semana correm um risco menor de desenvolver depressão, em comparação com aqueles que mantêm apenas contato virtual. É o que diz um estudo publicado recentemente no periódico científico American Geriatrics Society.
De acordo com os autores, a regularidade e frequência do contato virtual, por telefone, e-mail ou redes sociais não afetaram o risco descoberto. "Nós descobrimos que as formas de socialização não são iguais. Ligações ou comunicação digital com amigos e familiares não têm o mesmo poder das interações pessoais para ajudar a afastar o risco de depressão", afirmou Alan Teo, principal autor do estudo.
Apesar do contato pessoal reduzir o risco de depressão independente da idade do participante, os pesquisadores descobriram que pessoas entre 50 e 69 anos se beneficiam mais do contato com amigos, enquanto para aquelas com mais de 70 anos, o contato com crianças e familiares terá maior impacto.
Embora o estudo tenha sido realizado com pessoas com mais de 50 anos, os autores acreditam que os resultados beneficiam a população em geral. "O contato pessoal pode ser considerado medicina preventiva, assim como tomar vitaminas regularmente", ressaltou o autor, à revista americana Time.
Lá vou eu: Portanto, trate de trocar cada vez mais seu "like" pelo velho e bom aperto de mão. Nada como sair, encontrar pessoas, falar nossa cota de bobagens sadias, sem compromisso com o trabalho ou tarefas de casa. Isso traz vida, gera satisfação pessoal, coisa que um frio contato através de uma telinha nunca irá proporcionar. 
Postado por Tadeu Nogueira às 10:42h
Com informações da Veja