sexta-feira, 6 de novembro de 2015

PESCA DO ATUM CADA VEZ MAIS EM ALTA EM CAMOCIM

O governador Camilo Santana designou a seguinte missão à Secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura: procurar alternativas de culturas com potencial de boa rentabilidade e que não dependam de água doce. A pesca do atum foi uma das alternativas identificadas.
O secretário-adjunto de Agricultura, Euvaldo Bringel Olinda, diz que 23 embarcações lagosteiras foram adaptadas para esse tipo de pesca e que estão sendo retiradas as licenças de trabalho para a exploração da atividade. 
O Brasil não tem usufruído bem da sua cota internacional de pesca, por não ter barcos com a tecnologia necessária, nem a cultura de captura do atum, que é feita em alto-mar. O curioso é que esse é um dos maiores mercados mundiais e o litoral cearense apresenta vários cardumes dessa espécie, que atrai embarcações internacionais.
Com o defeso da lagosta, os pescadores de Itarema, Camocim e também da Grande Fortaleza devem passar a exercer essa atividade. O Ceará já possui uma empresa beneficiadora do produto: o grupo espanhol Jealsa, que se instalou no ano passado na região de São Gonçalo, através da empresa Crusoe Foods, a qual trabalha com a marca de pescados em conserva Robinson Crusoe. Falta agora incentivar os pescadores locais a buscarem esse tipo de pescado.
Postado por Tadeu Nogueira às 13:00h
Com informações da Coluna Vertical