terça-feira, 8 de dezembro de 2015

A ADVOCACIA PRO BONO É EXERCIDA EM CAMOCIM?

Com a entrada em vigor do novo Código de Ética da Advocacia, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil editou provimento regulamentando o exercício da advocacia pro bono. Trata-se de prestação gratuita, eventual e voluntária de serviços jurídicos àqueles que necessitem.
O presidente da Ordem, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, apontou que o caráter solidário do pro bono deve estar acima de tudo, não podendo ser usado com o propósito de prospectar clientes, por exemplo. “É a advocacia para o bem, voltada a quem necessita. A iniciativa tem ares que retomam a advocacia de Luis Gama, dotada de solidariedade”, resumiu. 
Luiz Flávio Borges D’Urso, conselheiro federal pela OAB-SP e relator da matéria, aponta que as defensorias públicas não têm condições de atender a todas as demandas. “É salutar que a OAB aprove um provimento que apazigue os debates, fazendo valer o princípio da solidariedade sem violar as normas que regem a carreira do advogado", diz.
A 1ª Semana Nacional da Advocacia Pro Bono teve início nesta segunda-feira (07), devendo prosseguir até a próxima sexta-feira (11). Não há informações sobre nenhum movimento em alusão ao evento em Camocim, nem mesmo sobre quais Advogados estão atendendo gratuitamente os Camocinenses que não têm como pagar orientação jurídica. 
Postado por Tadeu Nogueira às 09:18h
Com informações adicionais do Conjur