quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

ALUNA DA ESCOLA PROFISSIONAL DE TIANGUÁ PASSA EM 1º LUGAR EM MEDICINA

A estudante Diana Maria da Silva, 17 anos, de Tianguá, conseguiu aprovação em medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC), no campus de Sobral. Filha de professora e de pedreiro e vigia noturno, Diana era candidata do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016 pelo sistema de cotas e conseguiu o primeiro lugar das vagas reservadas para estudantes escolas públicas. Até a aprovação, porém, foi preciso conciliar o ensino médio na escola Professor Sebastião Vasconcelos Sobrinho com curso técnico em contabilidade em escola de tempo integral. Durante o terceiro ano, em dois dias por semana, as aulas eram substituídas por um estágio devido ao curso técnico. Além disso, fazia cursinho pré-vestibular no turno da noite. O principal obstáculo, lembra, foi encaixar o cronograma de estudos na rotina. “Às vezes ficava difícil separar um tempo para alguma disciplina que tinha dificuldade ou para fazer revisões”, diz. 
O fato de morar longe da escola e do cursinho também era um empecilho. A quem também almeja um bom resultado no Enem, a futura médica opina que não é necessário estudar durante várias horas por dia. "O importante é se conhecer e saber quais os pontos fracos e fortes e em que é necessário dedicar mais atenção, e saber aproveitar o tempo. O Enem é uma prova de conhecimento, mas que exige também muito do raciocínio crítico do aluno e de preparo psicológico, por isso é necessário estar sempre atualizado e ler bastante", orienta.
Lá vou eu: Sábios conselhos da jovem tianguaense. Tudo fica mais difícil quando você não conhece a si próprio. Continue lendo AQUI. Vale a pena. 
Postado por Tadeu Nogueira às 15:35h
Com informações do G1CE