quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

BAIXA VAZÃO DE 2 POÇOS DEIXA ÁGUA SALOBRA EM ALGUNS BAIRROS DE CAMOCIM

Alguns moradores dos bairros Brasília, Apossados I e II, Boa Esperança e Olinda, em Camocim, estão reclamando da qualidade da água que está chegando às torneiras. Segundo eles, está vindo salobra. "A água está servindo para tomar banho, lavar louça e roupas apenas", disse ao blog um internauta que mora no Bairro Brasília.
De acordo com o Diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), José Olavo, o problema está tem como causa a baixa vazão de 2 poços que atendem justamente a área afetada. “Com a diminuição da vazão, a tendência é a água ficar salobra. Estamos trabalhando para resolver essa situação até o final da semana que vem”, disse. 
Ainda segundo José Olavo, Camocim entrou no sexto ano de seca, com seus poços chegando a perder até 10 metros de nível dinâmico. “Mesmo assim estamos mantendo o abastecimento normalizado, podendo ocorrer, infelizmente, problemas desse tipo, nesse caso, em apenas dois, entre os 18 poços que abastecem a cidade", finalizou ele.
Explicando o "nível dinâmico": Uma perfuração encontrava água em Camocim em até 15 metros de profundidade. Atualmente, devido à queda do lençol freático, que tem como causa a seca, a água está a 35 metros, isso sendo pouca, com qualidade inferior, o que resulta, entre outras coisas, na salinidade elevada, ou seja, a água fica salobra.   
Postado por Tadeu Nogueira às 14:06h