quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

XX ENCONTRO DOS PROFETAS DA CHUVA: CAMOCIM ESTARÁ NOVAMENTE PRESENTE

O segundo sábado de janeiro de 2016 marcará, em Quixadá, o XX Encontro dos Profetas da Chuva do Ceará. Neste ano, o encontro será realizado no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). De acordo com a programação, logo após a apresentação das previsões, será realizado um seminário, que terá como título “Tempos de partilha: os profetas da chuva e a patrimonialização dos saberes populares”.
Apesar da expectativa do público sobre as previsões dos cientistas populares sobre as chuvas para os próximos meses no Estado, o momento está sendo visto como um evento cultural, de exposição de um hábito tradicional dos sertanejos. Observando pássaros, insetos, as árvores a até a lua e as estrelas, além de algumas crenças religiosas, eles indicam qual o momento ideal para o plantio das lavouras.
Nos encontros, a maioria leva provas das suas experiências e impressiona os espectadores com os seus estudos. Estão sendo aguardados 30 profetas da chuva, a maior parte de Quixadá mesmo. Do grupo também participa o pesquisador, e colaborador do Camocim Online, o Camocinense Luiz Gonzaga. No ano passado 18 deles apontaram para um inverno tardio, com chuvas abaixo da média histórica. E o quadro se confirmou.
Postado por Tadeu Nogueira às 12:00h
Com informações do DN